29 de março de 2024 - 03:27

Governador mantém tradição e recebe Bandeira do Divino pelo 4º ano consecutivo

Pelo quarto ano consecutivo, o governador Reinaldo Azambuja e a primeira-dama do Estado, Fátima Azambuja, receberam na governadoria a bandeira do Divino Espírito Santo – o principal símbolo da Festa do Divino, uma das mais tradicionais manifestações culturais/religiosas de Mato Grosso do Sul.

Conforme manda o costume que nasceu na Alemanha, o lábaro percorre casas de fiéis e instituições públicas e privadas para arrecadar donativos e receber declarações de fé. Depois de entregar a oferta, o doador passa por debaixo da bandeira e faz um pedido. Ao final do período festivo, toda a arrecadação é entregue para instituições que trabalham com pessoas carentes.

“É muito bonito ver toda essa tradição se perpetuando. Agradeço a todos que colaboram para esse momento acontecer. Eu e minha esposa ficamos muito agradecidos por participar mais um ano desse ato tradicional de cultura e fé, que conforta corações e atende pessoas carentes”, disse o governador.

A Festa do Divino é realizada em Coxim (oficialmente) há 123 anos. Em Campo Grande chega a sua 24ª edição em 2018. No Estado, a manifestação está no Calendário Cívico e Cultural – Lei 3.586/2008 e envolve grande parte da comunidade, geração após geração.

Os “festeiros”, que são escolhidos por sorteio e indicados pela comunidade, coordenam todos os festejos, que incluem as missas e peregrinações. O “Festeiro Mor” (antigamente recebia o nome de “Imperador do Divino”) também é quem conduz a coroa do Divino Espírito Santo durante as solenidades, além de ser o responsável pelos festejos.

A bandeira percorre casas de fiéis e instituições públicas e privadas para arrecadar donativos e receber declarações de fé.

Festa

Na Capital, a Festa será realizada no domingo (10.6), na Funlec/Cedesc, que fica no mini anel rodoviário – BR-163, próximo à Uniderp Agrárias. São vendidos ingressos de R$ 30,00 (antecipado) e R$ 35,00 (portaria do evento), que dão direito a café da manhã e almoço. Este ano, o Governo do Estado contribuiu com a realização da festividade fornecendo estruturas e shows musicais de Delinha e Canto Guarani. Em Coxim, a comemoração foi realizada no mês de maio.

Também prestigiaram a visita da bandeira do Divino na governadoria os deputados estaduais Junior  Mochi, presidente da Assembleia Legislativa, e Felipe Orro, além do prefeito de Coxim, Aluizio São José, e de servidores estaduais.

Bruno Chaves – Subsecretaria de Comunicação (Subcom)

Fotos: Chico Ribeiro