28 de março de 2024 - 20:21

Governador lançou novas obras do Detran e firmou convênios importantes para educação e saúde pública

Para fortalecer os setores de infraestrutura, educação e saúde, o governador Reinaldo Azambuja lançou obras e firmou convênios importantes na área de educação e saúde nesta semana, como o termo de compromisso para repassar R$ 16 milhões ao Hospital de Câncer e mais R$ 29 milhões para reforma de agências do Detran-MS.

Com foco no apoio à saúde pública, o governador formalizou um termo de compromisso com o Hospital de Câncer de Campo Grande – Alfredo Abrão (HCAA), no valor de R$ 16 milhões, para a retomada e conclusão de ampliação da unidade, que no novo prédio vai contar com sete andares, 20 leitos de UTI oncológicos, oito salas de cirurgia, 90 novos leitos de internação adulta.

“Demos o pontapé final para a conclusão da obra do Hospital de Câncer. Já foram R$ 21 milhões do Estado colocados na estruturação física do Hospital de Câncer nos últimos anos. Com mais esses R$ 16 milhões, vamos mais que triplicar a capacidade de leitos, que vai sair dos atuais 58 para 202. Esse investimento faz parte da regionalização da saúde, para ampliar e melhorar o atendimento em todo o Estado”, explicou o governador.

Governador lança obras no Detran-MS

Obras no Detran

Para melhorar a estrutura do Detran-MS, o Governo do Estado vai investir R$ 29 milhões na reforma de 18 agências do interior do Estado, além da construção da unidade regional de Três Lagoas. Na Capital ainda terá a reforma da Agência do Shopping Campo Grande, Fácil Guaicurus e Aero Rancho, e obras na sede da instituição.

Também aproveitou a oportunidade para entregar nove veículos, em um investimento de mais R$ 1,5 milhão, que serão usados no reforço da fiscalização da Lei Seca.

“Eu acredito que reestruturando o Detran você melhora a condição de atendimento para aquele que utiliza as estruturas e também para os nossos colaboradores. Junto com isso, fizemos a entrega dos carros para a vigilância da Lei Seca, para coibir o condutor embriagado, que tem causado inúmeros acidentes”, disse o governador.

Convênio do governo com o Ministério Público

Uma das prioridades da gestão, o governador celebrou dois convênios para melhorar a educação da rede estadual de ensino. O primeiro trata da parceeria com o Ministério Público Estadual, para reforçar a “busca ativa” dos estudantes que abandonaram as escolas estaduais.

A estratégia é usar o Sistema Integrado de Informações e Notificação de Busca Ativa Escolar para identificar os alunos. Após notificar cinco dias de faltas do estudante, a escola já vai entrar em contato com a família, para saber o motivo da ausência. Depois de 15 dias será acionado o Conselho Tutelar e posteriormente o Ministério Público, para que sejam tomadas as devidas providências.

Parceria com o Senai para qualificação dos estudantes

O segundo convênio foi com o Senai, para oferecer cursos de qualificação profissional nas escolas da rede estadual de ensino das cidades de Aral Moreira, Bataguassu, Cassilândia, Jaraguari e Ponta Porã. A intenção é qualificar estes estudantes para o mercado de trabalho.

Estes cursos serão oferecidos no formato do “Novo Ensino Médio”. Para isto vai dispor de laboratório móvel (carreta), que poderá ficar em frente ou dentro da escola escolhida. Serão investidos para os três anos, R$ 235 mil para cada turma, por meio de recursos do Fundeb.

Programa de estágio

Lançamento do programa de estágio supervisionado

O govenador lançou oficialmente, na última quarta-feira (9), o programa “Estágio Supervisionado”, que vai permitir que estudantes de universidades públicas e particulares, de diferentes cursos, trabalhem nas secretarias e autarquias estaduais. A primeira turma será de 104 acadêmicos, que já passaram por capacitação e vão começar as atividades a partir da segunda-feira (14).

A duração do estágio será de 12 meses, podendo ser prorrogado pelo mesmo período. Os estudantes terão uma carga horária de 30 horas semanais, com bolsa-auxílio de R$ 1.100,00. O estudante também terá direito a auxílio transporte (R$ 200,00). O governador ainda autorizou antecipar a segunda turma (146 estagiários)) para abril deste ano.

“Ao todo são 250 estagiários. Este programa é importante porque coloca o estudante dentro do Governo. Ele vai ver como funciona e porque são tomadas as decisões da gestão. Esta experiência vai ser um diferencial no seu nível de capacitação”, ponderou Reinaldo Azambuja.

UFN3

Governador em reunião com grupo russo

Na última sexta-feira (11), o governador fechou a semana tendo um encontro com o grupo russo Acron, que vai fazer a compra da da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN3) da Petrobras em Três Lagoas. A obra da unidade estava paralisada desde dezembro de 2014, após a Petrobras romper o contrato com o consórcio responsável pela construção da fábrica.

O megaempreendimento avaliado em mais de R$ 3 bilhões foi paralisado em dezembro de 2014 e desde então a Petrobras busca vender o ativo. Retomada, a UFN3 vai contribuir para redução da importação de fertilizantes. Atualmente, em média, cerca de 85% dos fertilizantes usados no Brasil são importados.

Leonardo Rocha, Subcom
Fotos: Chico Ribeiro