29 de março de 2024 - 02:25

Governador irá oficializar repasse de R$ 15 milhões em evento na Câmara de Vereadores da Capital

Solenidade na Câmara Municipal na segunda-feira (4.9) irá oficializar o repasse estadual de R$ 15 milhões à Prefeitura de Campo Grande que serão usados para destravar R$ 180 milhões em obras emblemáticas para a Capital. O evento será às 18h e terá a presença do governador Reinaldo Azambuja.

Os extratos dos convênios com a administração municipal foram publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) na semana passada e o ato de lançamento das obras estava previsto para o dia 22 de agosto, mas foi cancelado em virtude do luto oficial decretado pelo falecimento do ex-governador Pedro Pedrossian.

Na segunda-feira, a solenidade marcará mais uma etapa do Programa “Juntos por Campo Grande”, por meio do qual o governo tem dado suporte à prefeitura para alavancar obras de infraestrutura na Capital. “Nós vamos estar juntos na Câmara Municipal com todos os vereadores, que fizeram ampla reivindicação tanto ao prefeito quanto ao governo para um projeto de parceria do Governo do Estado com a Prefeitura para pavimentar bairros, recapear ruas, fazer uma melhoria na infraestrutura urbana”, afirma o governador Reinaldo Azambuja.

“A gente achou uma equação com os governos federal, estadual e municipal que fortalece mais essa parceria para podermos investir mais na Capital, fortalecer a presença do Juntos Por Campo Grande melhorando a vida dos campo-grandenses”, completa.

Nesta primeira etapa, a contrapartida do Estado será de R$ 15 milhões para destravar as obras que somam R$ 180.312.539,29 em investimentos. Ao todo, a contrapartida estadual deve ser de pelo menos R$ 60 milhões com outras três etapas, que serão repassadas à prefeitura de acordo com a liberação dos recursos previstos pelo Governo Federal.

Recuperação das margens e da pista no entorno do rio Anhanduí estão entre as obras que deverão ser iniciadas nos próximos meses. Foto: Edemir Rodrigues.

Entre os projetos incluídos nessa fase está o manejo de águas pluviais no rio Anhanduí e obras de infraestrutura no entorno do córrego Bálsamo e nos bairros Nova Lima, Atlântico Sul, São Francisco, Bellinate, Jardim Seminário, Mata do Jacinto, Sírio Libanês e Vila Nasser. As obras incluem também a implantação de corredores de transporte em grandes avenidas da Capital – como Calógeras, Gury Marques – e rua Bahia.

Obra de revitalização da Avenida Mato Grosso. Foto: Edemir Rodrigues

A parceria do governo com a prefeitura já vem dando resultados positivos para a Capital. Na primeira etapa do Programa Juntos por Campo Grande, foram repassados R$ 10 milhões que foram somados ao mesmo valor da administração municipal e destinados à recuperação de vias com o serviço de tapa-buraco.

Em Campo Grande, o Governo investiu ainda na construção do prédio para o campus da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) – R$ 50,4 milhões -; na readequação da rotatória da avenida Mato Grosso com Via Parque (R$ 1,6 milhão) e no Polo Empresarial Miguel Letteriello (R$ 1,6 milhão).

Estão em andamento as obras de drenagem e pavimentação do bairro Aero Rancho (R$ 7,1 milhões); duplicação da Euler de Azevedo (R$ 16,1 milhões); revitalização do Núcleo Industrial Indubrasil (R$ 6,6 milhões); rotatória de acesso ao Outlet Premiun, no anel viário na BR-262 (R$ 1,5 milhão); conclusão do Hospital do Trauma (R$ 1,6 milhão) e conclusão do subsolo do Hospital do Câncer (R$ 1,2 milhão).

Danúbia Burema – Subsecretaria de Comunicação (Subcom)

Foto capa: Chico Ribeiro