28 de março de 2024 - 17:22

Governador entrega R$ 15,9 milhões em investimentos para Chapadão do Sul

Campo Grande (MS) – O governador Reinaldo Azambuja entregou na tarde desta quinta-feira (8) R$ 15,9 milhões em infraestrutura para o município de Chapadão do Sul. Entre os investimentos estão obras de pavimentação, abastecimento, a construção de uma delegacia e até sinalização de vias urbanas.

“Nosso governo faz gestão para 79 municípios, sem questão partidária e nosso lema é o bem-estar das pessoas. As obras que entregamos aqui hoje são fundamentais em vários aspectos da vida de vocês. A pavimentação do trecho até a Usina é de suma importância para a região produtiva e sobretudo para os trabalhadores da região, que agora terão mais qualidade e rapidez ao irem para o trabalho. A delegacia é fundamental para a manutenção da segurança”, disse o governador durante a solenidade de entrega da Delegacia da Polícia Civil do município.

IMG_3192

A pavimentação, drenagem e a sinalização do trecho de 15 quilômetros da MS-425, via que dá acesso à usina de cana e álcool e a uma área de 130 mil hectares com vocação agrícola predominante de milho, soja e algodão, recebeu a maior parte dos valores investidos. Foram R$ 13,9 milhões que além de melhorar a logística da região impactarão diretamente na expansão da usina, que irá aumentar a planta no Estado e também passará a produzir açúcar.

Para o superintendente da usina, Edson Luiz da Rocha, o asfalto ajudou bastante na logística dos funcionários, que levavam uma hora e meia para chegar, passaram a fazer o percurso em 30 minutos. “ O asfalto não foi um benefício só para a indústria, mas trouxe qualidade de vida para os funcionários. E ele não atende só a usina, tem toda região produtora em volta, o que representou um grande avanço. Com a ampliação da nossa planta pretendemos chegar nos próximos dois anos ao auge da nossa produção, ou seja, queremos chegar a moer 4,7 milhões de toneladas de cana. Já estamos concretizando a ampliação da nossa planta e vamos começar a construir a fábrica de açúcar também”.

Cópia de IMG_3380

Após o descerramento da placa de inauguração do trecho da rodovia, o governador inaugurou a nova delegacia da Polícia Civil do município, que foi a segunda obra a receber o maior investimento das entregas: R$1,3 milhões de recursos próprios do Governo. Pleiteada desde 2014 pelo movimento local chamado ‘Grito por Segurança”, a obra foi um compromisso concretizado pela atual gestão. “Nós trabalhávamos numa delegacia que tinha quase 30 anos, era feita de placas e estava sendo sustentada por pedaços de ferro para não cair. Tinha também muita rachadura e não comportava o número de presos. Agora com a nova sede temos uma localização excepcional próxima a saída para a rodovia que liga à Costa Rica e Cassilândia, estamos numa das principais avenidas da cidade. O tamanho da delegacia também supre nossas necessidades e agora temos todas as salas necessárias como o setor de investigação, todos os cartórios inclusive montamos o de violência doméstica justamente para coibir este tipo de crime”, contou o delegado titular da Polícia Civil, Danilo Mansur.

Cópia de IMG_3199

O delegado destacou ainda a motivação que a nova estrutura trouxe para os policiais. “Mudou até o ânimo para trabalhar pois agora temos um pátio grande para guardar veículos e até um depósito para os materiais apreendidos, que antes era colocado dentro de um banheiro”. O prédio da nova delegacia foi entreguem em junho deste ano e conta com 693,79 m2 de área construída.

Outros obras entregues ao munícipes de Chapadão foi o poço tubular que irá solucionar o problema da falta de água no município, em especial o Parque União e a sinalização nas vias próximas aos viadutos de acesso a MS- 306 e em outros locais recentemente recapeados pela Prefeitura. Os dois investimentos totalizaram R$ 630.987.83.

A final de sua visita ao município, o governador reafirmou seu compromisso com a travessia urbana da MS-306 que não ficou a contento da população. “Eu autorizei o secretário de infraestrutura a contratar um novo projeto e ouvir vocês para tomarmos uma decisão conjunta. O Estado vai disponibilizar os recursos para melhorarmos e recuperarmos essa travessia. Temos que fazer uma obra que contente a população e que dê segurança de um tráfego melhor para essa rodovia”, finalizou.

Participaram das entregas o prefeito de Chapadão do Sul, Luiz Felipe Barreto; o delegado geral da Polícia Civil de MS, Marcelo Vargas; o secretário de Estado da Casa Civil, Sérgio de Paula e autoridades locais.

Texto: Raquel Pereira

Fotos: Edemir Rodrigues