28 de março de 2024 - 04:39

Governador destaca importância da tecnologia de comunicação ao desenvolvimento de Bonito

O governador Reinaldo Azambuja destacou, em solenidade de ativação do serviço de internet de alta velocidade, a importância da tecnologia de comunicação para a consolidação de Bonito como um dos destinos ecoturísticos mais importante do Brasil.

“Hoje é um dia muito especial, pois Bonito recebe rede de internet que já se mostrou tão essencial nos dias atuais. Era inconcebível que Bonito não dispusesse de tecnologia de comunicação, uma cidade visitada por turistas do mundo todo”, disse o governador, mencionando pesquisa do IBGE apontado que proporção da população que acessava a Internet por celular saltou de 53,6% para 80,4%.

convenio_2Nessa quinta-feira a operadora Claro ativou o sistema de transmissão de dados e voz 3GMax, que permite mais rapidez de conexão para uso de serviços de banda larga móvel, ao facilitar o uso da internet no celular, no tablet ou por modem em computadores. O sistema é três vezes mais rápido que a tecnologia 3G convencional.

O governador Reinaldo Azambuja, a chegada da tecnologia  permite ganhos essenciais para Bonito, que alcança a possibilidade de se tornar uma das primeiras cidades digitais do estado. “O desenvolvimento necessita de infraestrutura para seguir avançando. Vamos seguir investindo, junto com o governo federal, para que todo o sistema funcione para manter o estado avançando. Não basta ter somente belezas naturais”, ressaltou.

“O ministro já mostrou que é comprometido em resolver as demandas. Nós governamos para os cidadãos, por isso deixamos as diferenças políticas de lado e levamos desenvolvimento para os cidadãos”, afirmou Reinaldo Azambuja.

3G_1Segundo o prefeito de Bonito, Leonel Lemos, a internet permite que os cidadãos tenham acesso não somente a belezas naturais, mas aos benefícios da integração com o mundo digital. “Esse evento mostra a importância das parcerias entre o poder público. Essa novidade, que era uma demanda histórica, potencializa o turismo que já é expressivo, mostrando uma nova realidade para a região”.

O diretor institucional da América Móvel, Fábio Andrade, destacou que a Claro, que integra o grupo mexicano, segue investindo para trazer desenvolvimento para o país e para o estado. “O 3GMax em Bonito era uma demanda da população que foi viabilizada a partir do diálogo com o ministro André Figueiredo, que apresentou a importância da viabilização desse serviço”, afirmou. Segundo a empresa de telecomunicações, o sistema 4G deverá ser implantado ainda em 2016, a partir da construção do backbone e de torres repetidoras completares.

3g_2O governador Reinaldo Azambuja participou da ativação do serviço ao lado do ministro das comunicações, André Figueiredo, do deputado federal Dagoberto Nogueira, do deputado estadual Paulo Correia, do secretário de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Américo Tristão, do diretor da CorreiosPar, Valternilo Bezerra, e  autoridades dos poderes Executivo e Legislativo locais.

O ministro lembrou que essa era uma reivindicação antiga da população e do trade turístico e o Ministério das Comunicações está executando um programa nacional que busca levar internet para 70% dos municípios brasileiros. Segundo ele, “o programa Brasil inteligente reduz as desigualdades e democratiza o acesso ao conhecimento”. André Figueiredo lembrou que Bonito, por ser uma cidade turística reconhecida internacionalmente merecia dispor de tecnologia avançada para seguir desenvolvendo sua principal atividade econômica, que são os atrativos ecoturísticos.

“A conexão rápida permite que as crianças e jovens passem a ter nas aulas toda a informação necessária para alcançar a plena formação. Assim, as barreiras sociais estão sendo quebradas na última década, pois a preocupação com o futuro inclusivo e digital é essencial”, destacou.

Cidades Digitais

Na mesma solenidade, André Figueiredo e Reinaldo Azambuja, na presença de autoridades locais e do deputado federal Dagoberto Nogueira, assinaram convênio para expandir o projeto Cidades Digitais em mais três cidades: Bonito, Nova Andradina e Nova Alvorada do Sul. O projeto já contempla Aquiduana, Sidrolândia e Terenos. Serão investidos R$ 2,2 milhões na implantação da rede de fibra óptica nos três municípios. A elaboração do plano de trabalho, que conterá as informações de implantação da infraestrutura nas cidades, será feita com o apoio da Secretaria de Inclusão Digital do MC. A execução ficará a cargo do Governo do Estado.

De acordo com o diretor-presidente da Rádio e TV Educativa, jornalista Bosco Martins, outra boa notícia para a cidade é o anúncio da operadora de implantação de um sistema que irá interligar Bonito a Campo Grande e permitirá um grande aumento na capacidade de tráfego de dados na região, que beneficiará moradores e turistas. “Fomos informados que as obras desse sistema da operadora estão em fase avançada de construção e com previsão de conclusão até o final deste ano, significando esse mais um passo importante para acelerar o desenvolvimento do município, que nos acolheu como cidadão e daí nossa dedicação total ao atendimento das demandas por infraestrutura e políticas públicas em todas as áreas”.