20 de abril de 2024 - 00:47

Governador acompanha Carnaval de Corumbá e ressalta importância econômica da festa

Durante o Carnaval, o Município de Corumbá recebeu a visita de autoridades estaduais e federais. Acompanhado pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira, o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, participou da sexta noite do Carnaval de Corumbá. Azambuja atuou como principal parceiro do Município para a realização do evento, assistiu aos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial. Durante a coletiva de imprensa, o prefeito reiterou a parceria entre Município e Estado: “A presença do governador, de secretários de governo e deputados no nosso Carnaval apenas comprova que estamos muito alinhados para promover Corumbá, trazendo mais investimentos e dando mais visibilidade para a região”.

O governador ressaltou a importância da festa tanto como fomento da cultura sul-mato-grossense quanto como gatilho econômico. “Corumbá está sempre de parabéns por fazer o melhor carnaval do Centro-Oeste. A gente fica muito contente primeiro por participar com vocês, segundo por sentir essa vibração e alegria do corumbaense, que nos acolhe com muito carinho”, afirmou. “Corumbá tem uma vibração única. Essa alegria está no sangue das pessoas daqui. O Ruiter sabe que o Governo está aberto para ele poder firmar essa parceria inovando, temos que repensar os festivais, como o América do Sul, e ouvir mais a comunidade local para criar coisas novas e promover o turismo de evento”, garantiu Azambuja.

Sobre a movimentação econômica no Município durante a folia, Azambuja analisou “Vemos a cidade lotada, os hotéis e bares lotados, a população alegre. Percebemos na prática o retorno do investimento no Carnaval”. Pela primeira vez no Carnaval, o secretário de Gestão Estratégica de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, comentou: “É o evento com maior envolvimento popular e, o investimento no Carnaval de Corumbá tem um retorno positivo em todo o Mato Grosso do Sul”. O deputado estadual Beto Pereira compartilha a opinião: “é a maior manifestação cultural do MS, é uma referência no Centro-Oeste e todo incentivo é válido para dar cada vez mais visibilidade para a economia local e estadual”.

Aliada da economia, a segurança pública foi um dos itens de destaque durante a coletiva. O governador Reinaldo Azambuja pontuou: “O MS Mais Seguro é um dos maiores investimentos da história do Estado no quesito segurança. O Governo está investindo em estrutura e inteligência e, estamos convocando novos policiais. Particularmente, temos uma preocupação com Corumbá. Enviamos reforços para o Carnaval, mas nossa preocupação também é com o dia a dia das pessoas. Elas têm que sentir a presença da polícia, do Estado”, pontuou o governador.

Além do governador, estiveram presentes o deputado federal Vander Loubet;  o secretário de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação de MS, Athayde Nery; e o diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Nelson Cintra.

Importação do gás natural

O governador foi otimista sobre o aumento no repasse da arrecadação ao Estado e ao Município. “Essa é uma questão crucial para Mato Grosso do Sul. Acredito no bom senso da Petrobras, pois será um passo importante para resgatar essa perda para o ICMS. Já estive com o presidente Michel Temer, fui à Casa Civil e agora, dia 10, estarei em São Paulo para uma reunião sobre isso”. Nos próximos anos, o objetivo do Governo do Estado é viabilizar um novo formato para a importação do gás boliviano de forma que favoreça o Estado e Corumbá. “Estamos desenhando, a partir de 2019, algo que vai ser muito importante para Mato Grosso do Sul, que viabiliza à MS Gás comprar o gás”, explicou.

“É inconcebível o gás aqui em Corumbá custar o mesmo que em Porto Alegre (RS). Como estamos na entrada do duto, este é o caminho que estamos buscando para melhorar a competitividade do MS. O gás é uma fonte de energia importante, limpa e barata e que possibilita de trazermos mais investimentos”, finalizou o governador Reinaldo Azambuja.

Fonte: Prefeitura de Corumbá