Gesto de solidariedade e empatia que pode salvar vidas. A doação de sangue é um ato de entrega individual para benefício coletivo. E para celebrar a empatia ao próximo o Hemosul organiza uma série de ações durante a Campanha Junho Vermelho, em alusão ao dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado na quarta ( 14 de junho).
Lanches e decoração especial, ações lúdicas nos bancos de sangue a parcerias com empresas buscam celebrar a doação e conscientizar a população sobre a necessidade de dispor de sangue e produtos sanguíneos seguros para transfusões
A campanha “Uma gota para você, um oceano para quem recebe – Doar sangue salva vidas” acontece em todo o Estado. Em Dourados, uma Arraial e uma parceria com o supermercado Lev Max apresenta aos consumidores a importância da doação, já que o sangue não se compra.
O hemocentro de Ponta Porã também fará um ‘Arraiá’ especial; Na unidade de Três Lagoas haverá distribuição de pipoca e lanche especial a todos os doadores voluntários que comparecerem; E em Corumbá a coleta acontece nesta quinta-feira (15), dia em que dará início às coletas semanais no município que, a princípio, serão agendadas, para melhor atender a população.
Doação
Para doar sangue é necessário comparecer a uma das unidades de coleta portando documento oficial com foto, ter entre 16 e 69 anos, sendo que menores entre 16 e 17 anos devem estar acompanhados pelo pai ou mãe ou responsável legal, pesar 51kg ou mais e estar bem alimentado para realizar a doação.
Não existe um substituto para o sangue e sua disponibilidade é essencial em diversas situações. Doar sangue é um ato de solidariedade então, faça a sua parte. Procure o hemocentro mais próximo e doe sangue regularmente. Doar sangue salva vidas.
Saiba os detalhes na reportagem de Nádia Nicolau para o Jornal da Educativa: