Levantamento da consultoria IDados divulgado em julho deste ano, mas com informações relativas a 2017, mostra que a proporção de pessoas entre 25 e 34 anos que moram com os pais cresceu de 27.7%, em 2016, para 28,5%, chegando a 9,03 milhões de pessoas no Brasil.
Tratam-se de integrantes da chamada “geração canguru”, que ganhou corpo graças a fatores que vão do desemprego e da informalidade no mercado de trabalho –embora 7,4 milhões de pessoas tinham profissões à época do levantamento– aos altos custos de habitação, necessidade de se dedicar mais tempo aos estudos, casamentos e maternidade tardios ou mesmo desejo de construir um patrimônio antes de deixarem as casas dos pais.
O Panorama desta segunda-feira (19) trata justamente da “geração canguru”. No jornalístico produzido pela TV Cultura de São Paulo, a apresentadora Andresa Boni reúne especialistas para avaliar o fenômeno e seus efeitos. O programa é transmitido a partir das 11h30 pela TVE Cultura e também no Portal da Educativa –na aba Assista a TV e pelo link Ao Vivo do site, bem como pela fan page na rede social Facebook.