plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

28 de março de 2024 - 08:30

Fundesporte inova ao realizar cursos on-line de Educação Física com demonstrações práticas

Em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e com a paralisação de atividades ligadas ao esporte, um dos focos do Governo do Estado, por intermédio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), foi capacitar profissionais de Educação Física a distância. O Ciclo de Capacitação e Atualização em Educação Física, promovido pela Unidade Pedagógica e de Formação (UPF), foi criado com este intuito, oferecendo cursos on-line gratuitos a professores, gestores esportivos, técnicos, acadêmicos e atletas, com exposições teórico-práticas.

Na primeira edição, de 4 de agosto a 16 de outubro, foram realizadas 22 videoaulas ao vivo, por meio do YouTube, com ênfase no desenvolvimento de profissionais que integram o campo da Educação Física, esporte e lazer, mediante a adoção de instrumentos que propiciem meios para o acesso ao conhecimento, a aquisição de novas habilidades e mudança de atitudes.

A série apresentou diversos conteúdos relacionados ao esporte, como nutrição, psicologia, desenvolvimento motor, avaliação física, métodos de treinamento de base em diversas modalidades (voleibol, basquetebol, futsal, badminton, atletismo, natação, lutas), com foco no contexto escolar. Ao todo, os 22 cursos tiveram 5.283 inscrições e cerca de 26 mil visualizações, com participação de pessoas não só de Mato Grosso do Sul, mas de outros Estados como São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Bahia, Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Roraima.

Após significativa adesão, a segunda edição foi lançada no dia 27 de outubro, abrangendo duas grandes áreas do conhecimento dentro da Educação Física. O primeiro bloco, com seis cursos, aborda o paradesporto, com metodologias e estratégias para o desenvolvimento de modalidades voltadas a atletas com deficiência (visual, física e intelectual).

Uma novidade é a inclusão de exposições práticas de exercícios e fundamentos. O primeiro curso neste formato foi realizado nesta terça-feira (03), com o tema “Estratégias para o desenvolvimento do futebol de 7 para atletas com paralisia cerebral (PC)”, ministrado pelos professores Dolvair Paschoal Castelli e Marcos dos Santos Ferreira. “Essa iniciativa da Fundesporte, conciliando a teoria à prática, de forma on-line, é inédita e louvável. Essa é uma oportunidade completa para que profissionais de Educação Física sejam qualificados, com conhecimentos específicos de modalidades paralímpicas”, enfatiza Castelli.

Ao seu lado na videoaula, um nome expressivo do paradesporto sul-mato-grossense e nacional. Marcos Ferreira atuou por 21 anos com as cores da seleção brasileira de futebol de 7 PC, com seis participações em Jogos Paralímpicos de Verão, nos quais obteve três medalhas: duas de bronze e uma de prata. Isso sem contar as presenças em Mundiais, Jogos Parapan-Americanos e demais competições internacionais.

Ferreira também foi auxiliar técnico e preparador de goleiros da seleção brasileira da modalidade. “Mato Grosso do Sul pode ter orgulho de dizer que tem um esporte paralímpico forte e isso graças ao apoio dado pela administração estadual. Com o Ciclo de Capacitação, tenho certeza que daqui sairão mais profissionais gabaritados na formação de grandes atletas”, finaliza Castelli.

Além do bloco dedicado ao paradesporto, o II Ciclo de Capacitação focará, em nove cursos, no treinamento de rendimento de esportes convencionais, com o detalhamento de fundamentos, características de cada modalidade e sugestões de programas de treinos técnicos, físicos e táticos. Também vai tratar sobre fisiologia do exercício, psicologia do esporte e periodização de treino. As aulas virtuais seguem até 15 de dezembro, sempre às terças e sextas-feiras, às 9 horas, no canal oficial da Fundesporte no YouTube.

As inscrições são gratuitas, valem certificados de horas e devem ser realizadas no Portal de Cursos de Capacitação da Fundesporte. As vagas são limitadas e não haverá inscrição individual. Para mais informações e esclarecimento de dúvidas, basta entrar em contato pelo telefone (67) 3323-7225 ou adicionar este número e mandar uma mensagem pelo WhatsApp.

Lucas Castro, Fundesporte
Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *