24 de abril de 2024 - 20:26

Fundect e Escolagov estudam criação de programa de mestrado e doutorado para servidores

Os diretor-presidente da Fundação de Apoio ao Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado (Fundect), Marcelo Turine, e da Escola de Governo (Escolagov), Wilton Paulino Junior, estiveram reunidos na tarde desta segunda-feira (18), para discutir a viabilização de um programa para oferecer mestrado e doutorado no Brasil e exterior aos servidores públicos estaduais.

A abertura do edital específico para essa finalidade foi aprovada pelo conselho superior da Fundect na última reunião de 2015. “Queremos incentivar o servidor público para a capacitação em áreas estratégicas para o Estado”, explica Turine.

Inicialmente devem ser oferecidas 10 bolsas de pesquisa. O critério para submissão de projetos e as áreas abrangidas, entre outros detalhes, ainda será discutido com a equipe do Governo.

Para a gerente de Qualificação e Formação de RH da Escolagov, Maysa Ferreira da Silva, que também estava presente na reunião, a iniciativa representa “uma revolução para o Estado”.

Wilton Junior acredita que o investimento na qualificação profissional dos servidores efetivos vai proporcionar um incentivo para o aprimoramento pessoal e, consequentemente, melhoria na gestão pública.

Segundo ele, um levantamento da Secretaria de Estado de Administração apontou que dos 48,1 mil servidores públicos de Mato Grosso do Sul, apenas 17 mil possuem curso superior; 12 mil cursaram pós-graduação, sendo que 401 têm doutorado e somente 64 fizeram pós-doutorado.

Fundect