19 de abril de 2024 - 20:33

Funcionário da Fertel colabora em livro sobre a Guerra do Paraguai

Luiz Paulo e seu livro. (foto: Daniel Rockenbach)

Quem chega na Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa de Mato Grosso do Sul (Fertel), já vê um tranquilo Luiz Paulo Ferreira. O que a maioria desconhece é que “Seu Luiz” do operacional é mestrando e professor, tendo inclusive colaborado com um capítulo de livro sobre a história da Guerra do Paraguai.

Luiz Paulo Ferreira é funcionário efetivo da Fertel desde 2004. Atualmente é também professor de Geografia formado pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e mestrando em Educação na mesma instituição. Luiz obteve sua formação em 2013 enquanto trabalhava no quadro da Fertel, “Nesses anos da graduação tive o apoio e incentivo dos colegas que me animaram a buscar uma graduação e uma pós”, comenta.

A participação no livro veio pelo convite do professor Dr. Paulo Marcos Esselini que, junto com o Dr. Carlos Martins Júnior, organizou o volume “A Retirada da Laguna e a Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai”. A obra é uma coletânea de artigos de pesquisadores de diversas instituições públicas e privadas do Brasil e do Paraguai que reflete as diversas visões sobre a Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai, a Retirada da Laguna e a formação dos Estados Nacionais na Bacia Platina.

Luiz colaborou com o capítulo “A Guerra do Paraguai nos livros didáticos e o resgate da história” junto com a colega Eva Faustino da Fonseca de Moura Barbosa. Neste trecho os autores apresentam uma pesquisa científica sobre novos entendimentos acerca da Guerra do Paraguai que ainda não foram atualizadas nos livros didáticos. Os autores propõem urgente revisão historiográfica sobre o tema nos livros didáticos de história, principalmente os utilizados nas escolas públicas brasileiras, dada a importância histórica do tema.

Para adquirir o livro, basta acessar o site Clube de Autores e escolher sua versão, impressa ou em ebook.