29 de março de 2024 - 05:51

Frio severo leva prefeitura a ampliar equipes de abordagem de moradores de rua

(Foto: Deurico – Capital News)

Com baixas temperaturas na capital a prefeitura está mobilizando os profissionais da Proteção Social Especial de Média Complexidade da Secretaria de Assistência Social (SAS). O quadro destes profissionais será ampliado de 8 para 12 equipes . O objetivo, de acordo com a prefeitura é intensificar as abordagens à população em situação de rua, como tem sido feito desde o início do inverno. Independentemente da época do ano, as ações ocorrem 24 horas por dia, por meio de busca ativa e mediante denúncias da população através dos telefones (67) 98404-7529.

As ações direcionadas a este público acontecem em diversos pontos da área central, viadutos e próximo ao antigo terminal rodoviário. O objetivo é a saída dessas pessoas das ruas, mas existe uma parcela que recusa os serviços, devido ao uso de substâncias psicoativas. Nesses casos, as equipes entregam cobertores e programam novas abordagens na tentativa de concluir o acolhimento. Apesar das recusas, no inverno a aceitação pelo acolhimento aumenta em média 20%. Já no Centro POP, onde é realizada a triagem para o encaminhamento às unidades, a procura espontânea cresce 50%.

Confira as informações com a repórter Daniela Nahas

• Desde a primeira onda de frio, registrada na última semana de junho, foram realizadas mais de 600 abordagens e entregues 293 cobertores. Além disso, 263 pessoas foram encaminhadas para as unidades institucionais de acolhimento.