Evento tradicional que celebra o Padroeiro de Campo Grande, a entrega do Bolo de Santo Antonio foi movimentada este ano, mesmo com o frio e a chuva. O movimento nas tendas montadas pela Paróquia foi bastante intenso, com filas de campo-grandenses atrás do saboroso bolo – e quem sabe uma das 500 alianças escondidas entre os cerca de 7 mil potes que foram preparados.
A venda dos bolos, por meio de senhas, começou na última sexta (9 de junho) para retirada nesta terça (13 de junho). Porém, em função da demanda, a Paróquia Santo Antonio decidiu vender o doce também durante o dia da celebração do Santo.
Nathália Nazário e Shirley Aparecida fazem parte da equipe e falaram sobre uma mudança feita de última hora. “A gente não ia vender o bolo no arraial; seria só na segunda-feira, com a venda das fichas para retirar depois. Mas o padre falou ‘o pessoal vai querer pegar na hora’, e realmente é o que mais está saindo”.
Padroeiro da Capital
Santo Antônio (de Lisboa, ou de Pádua), é um frade franciscano e doutor da Igreja. Viveu em Portugal, França e Itália, onde veio a falecer. Foi contemporâneo de São Francisco de Assis. Por sua eloquência e cultura teológica, foi nomeado mestre em Teologia em Bolonha e lutou vitoriosamente contra as heresias de sua época. Morreu aos 36 (ou 40) anos, aproximadamente. Por sua fama de santidade, foi canonizado pouco depois de falecer.
Confira mais na reportagem de Thaís Cintra para o Jornal da Educativa: