plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

25 de abril de 2024 - 19:02

Frente fria traz risco de temporais e tornados na região Sul de MS

Sexta-feira terá aumento de nebulosidade no período; Sul de MS está sob alerta de temporais e tornados, segundo a meteorologia. (Foto: Chico Ribeiro/Subcom/Arquivo)
Sexta-feira terá aumento de nebulosidade no período; Sul de MS está sob alerta de temporais e tornados, segundo a meteorologia. (Foto: Chico Ribeiro/Subcom/Arquivo)

O início da manhã de sexta-feira (24) em Campo Grande, com céu aberto e calor, pouco tem a ver com a previsão para o restante o dia e o fim de semana em Mato Grosso do Sul. O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos) prevê aumento da nebulosidade ao longo do dia e pancadas de chuva nas regiões Pantaneira, Oeste, Central e Sul de Mato Grosso do Sul. Há risco de ventania e formação de tornados, graças à aproximação de uma frente fria.

Nas demais regiões, a expectativa é de um dia de céu parcialmente nublado. A umidade relativa do ar continua com índices de alerta, caindo de 90% para 25% em algumas áreas –o que exige atenção redobrada em relação à saúde, sendo recomendado evitar atividades ao ar livre em momentos de maior calor e manter a hidratação. O tempo seco também favorece o alastramento de incêndios.

O Cemtec, Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e o Climatempo apontam mudanças no tempo neste fim de semana, graças à chegada de uma nova frente fria de forte intensidade, que traz risco de temporais em algumas regiões, acompanhados de ventanias e quedas bruscas de temperatura, principalmente ao longo da fronteira com o Paraguai –onde está prevista a ocorrência de chuva volumosa e ventos em torno de 100 km/h, com riscos para formação de tornado.

“Tecnicamente, no Brasil, não é possível prever com muitas horas de antecedência o local onde o tornado poderia ocorrer. Diante das condições meteorológicas favoráveis, esse risco para ocorrência de tornado existe nesta sexta-feira”, informa a meteorologista da Climatempo Josélia Pegorim.

As temperaturas nesta sexta variam entre 20ºC na região de Sete Quedas a 37ºC em Sonora e Coxim e 38ºC em Corumbá.

Já Campo Grande deve registrar pancadas de chuva na parte da tarde, registrando variação de temperaturas entre 20ºC e 32ºC. O dia promete ser abafado, com sol pela manhã, mas a partir da tarde as áreas de instabilidade de uma frente fria trazem chuva e ventos fortes entre 60 a 80hm/h acompanhadas de raios. É uma situação de alerta para temporais.

No sábado (25) há previsão de um dia chuvoso, exceto no Sul, onde fará frio com tempo firme. Já o Nordeste do Estado registrará quedas de temperaturas, que ao longo do dia variam de 9ºC a 26ºC. No domingo (26) o ar polar avança, reduzindo a nebulosidade e ampliando a queda nos termômetros em todas as regiões, com temperaturas oscilando de 4ºC a 26ºC.

Confira no mapa a previsão de temperaturas para esta sexta-feira:

Com Inmet, Climatempo e Cemtec

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *