29 de março de 2024 - 04:00

Formado com apoio do Vale Universidade, farmacêutico consegue emprego no Hemosul após estágio no órgão

Formado em farmácia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Júlio Augusto Bueno Miranda, de 27 anos, foi contratado no local onde fez seu primeiro estágio pelo Programa Vale Universidade: o Hemosul Coordenador, em Campo Grande.

Júlio Augusto ingressou na universidade em 2012, mesmo ano em que foi selecionado para o Vale Universidade. Até 2016, quando se formou, o então acadêmico passou por diversos lugares, até a sua última experiência como estagiário na Santa Casa de Campo Grande. “Foi muito bom! Aprendi muito com esse estágio e influenciou na minha especialidade: hematologia e hemoterapia”, disse.

Depois de terminar seu período de estágio, Júlio foi contratado como farmacêutico bioquímico na Santa Casa. Em julho deste ano, o jovem farmacêutico retornou para o lugar onde deu seus primeiros passos na profissão. “Brinco e digo: o bom filho a casa torna”, disparou.

Agora, no Hemosul Coordenador, Júlio tem a oportunidade de ensinar os novos acadêmicos, também do Vale Universidade, que iniciaram seus estágios.

Novos beneficiários

Neste mês, os acadêmicos selecionados no Processo Seletivo 2021 do Vale Universidade e Vale Universidade Indígena iniciaram seus estágios. Ao todo, 590 universitários beneficiados nesta edição. É o caso de Tatielly Samila da Silva Carlos, que cursa Nutrição. Para a universitária, essa é uma das maiores conquistas de sua vida. “Hoje em dia é complicado pagar mensalidades de uma graduação, ainda mais no momento que estamos vivendo de pandemia, ter sido aprovada nesse momento tão tenso foi maravilhoso porque o programa ajuda muito na questão financeira, ainda mais na minha casa, onde somente meu pai arca com as despesas. O Vale, ao mesmo tempo em que realiza o sonho de me formar em Nutrição, também ajuda muito minha família no financeiro”, conta.

A coordenadora do Vale Universidade, Karla Sandim, explicou que esse foi o primeiro processo seletivo virtual. “Um grande desafio treinar toda equipe e também acompanhar cada etapa na forma virtual. O empenho, atenção e revisão dobraram. Ligações e e-mails que de costume não fazíamos, esse ano fizemos para que cada acadêmico não deixasse de anexar alguma documentação. Prazos foram estendidos e o início de estágio adiado, respeitando o Decreto de 14 dias de restrições do governo para contenção do avanço da Covid-19 em junho. Manter o repasse financeiro do benefício mesmo em períodos de suspensão do estágio e ainda ampliar o ingresso de novos acadêmicos mostra o compromisso do governo em continuar auxiliando acadêmicos de baixa renda que não possuem condições de arcar com as despesas de sua formação superior”, disse.

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), Elisa Cleia Nobre, considera este um passo importante para o futuro profissional. “O início nos locais de estágio é uma grande conquista para nossos acadêmicos. É, sem dúvida, um importante passo rumo ao futuro profissional. Uma oportunidade como o Vale Universidade muda, para melhor, a realidade de muitas famílias sul-mato-grossenses todos os anos. É por isso que o Governo do Estado, por meio da Sedhast, olha com tanto carinho para esse programa. Aproveito para desejar muito sucesso para esses acadêmicos e reforçar que a equipe da Sedhast está à disposição para auxilia-los nesta caminhada”, pontuou a secretária.

Joilson Francelino, Subcom
Fotos: Edemir Rodrigues