A fitoterapia está dentro das 29 práticas alternativas de tratamentos de saúde oferecidas pelo SUS (Sistema Único de Saúde). É um tipo de terapia que tem como princípio ativo as plantas medicinais, serve para prevenir ou tratar doenças, tais como ansiedade, dor de cabeça, gripe, gases intestinais, hemorroida, pressão alta, diabetes, TPM, candidíase e outras.
Nesta sexta-feira (23), no programa Rádio Livre da FM 104, com a Jornalista Vivianne Nunes e Bernardo Quartin, abordaram o tema fitoterapia, e trouxeram muitas informações relevantes sobre essa alternativa de tratamento, o entrevistado é o enfermeiro especialista em medicina fitoterápica, Fernando Martins.
“A fitoterapia não é tão conhecida, mas é uma prática milenar com mais de 5 mil anos, só que ao longo dos anos a gente começou a olhar a fitoterapia de uma maneira mais séria, porque ela traz riscos à saúde, não é só pegar uma planta que está em casa e usar. Existem estudos científicos que comprovam, órgãos como SUS e a OMS (Organização Mundial da Saúde), que também validam essa prática.”
Confira:
Fotos: Rogério Medeiros