plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

18 de abril de 2024 - 14:29

Fique atento para os horários de funcionamento do Hemosul no Carnaval e doe sangue

A Hemorrede do Estado de Mato Grosso do Sul (Hemosul) funcionará em horário especial nesse feriado prolongado de Carnaval – de 10 a 14 de fevereiro. As unidades de coleta de sangue em Campo Grande e no interior de Mato Grosso do Sul atendem todos os hospitais públicos e privados do Estado. Confira o horário de funcionamento da Rede Hemosul:

  • Campo Grande

O Hemosul Coordenador, localizado na avenida Fernando Corrêa da Costa, 1.304, Centro, atenderá ao público no sábado (10.2), das 7h às 12h; na segunda-feira (12.2), das 7h às 12h; e na quarta-feira (14.2), das 13h às 17h; no domingo (11.2) e na terça-feira (13.2) não terá expediente. O atendimento volta ao normal na quinta-feira (15.2).

Já a unidade de coleta da Santa Casa da Capital funcionará na segunda (12.2) e na quarta-feira (14.2) das 7h às 11h. Nos demais dias, sábado (10.2), domingo (11.2) e terça-feira (13.2), não haverá expediente. Na quinta-feira (15.2), o atendimento será normalizado.

No Hospital Regional, o atendimento para no sábado (10.2) e retorna na quinta-feira (15.2).

  • Dourados

Durante o feriado de Carnaval, o posto de coleta de sangue em Dourados abrirá somente no sábado (10.2), das 7h às 12h. O atendimento será normalizado na quinta-feira (15.2).

  • Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas

As unidades de coleta não funcionarão durante o feriado prolongado de Carnaval. Os técnicos estarão disponíveis após os dias de folga, na quinta-feira (15.2).

As unidades de coleta de sangue em Campo Grande e no interior atendem todos os hospitais públicos e privados do Estado.

Como doar

Para doar sangue é preciso seguir algumas regras: estar munido com documento oficial com foto, como a carteira de identidade ou de motorista.

Os doadores precisam ter entre 16 e 69 anos. Há uma ressalva para quem tem 16 e 17 anos: o menor de idade tem que estar acompanhado de pai ou mãe ou responsável legal, ou então pode retirar na unidade de doação um modelo de declaração (também disponível no site), levar para mãe, pai ou responsável legal assinar e, então, reconhecer firma desta assinatura. Se o menor de idade for emancipado pode ir sozinho ao Hemosul e apresentar o documento de emancipação. Se for casado, levar a certidão de casamento que já é suficiente para a liberação.

Embora a lei permita a doação de pessoas abaixo de 50 Kg, a Rede Hemosul reserva-se o direito de aceitar apenas doadores com 55 kg ou mais, para a melhor utilização do sangue coletado e segurança do doador.

O doador deve estar bem alimentado para doar sangue. Não se pode doar sangue em jejum. Mas deve-se evitar alimentos com excesso de gordura quando for realizar a doação. É recomendado alimentação saudável.

Bruno Chaves – Subsecretaria de Comunicação (Subcom)

Fotos: Edemir Rodrigues

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *