24 de abril de 2024 - 00:07

Finalista e semifinalista no Parlamento Jovem são homenageados na Câmara de Bonito

O representante de Mato Grosso do Sul no Parlamento Jovem Brasileiro, Wesley Ferraz, 16, e a semifinalista Gabrielly Ferreira, 16, ambos alunos da Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes em Bonito, foram homenageados na Câmara de Vereadores durante a sessão desta terça-feira (30) e receberam Moção de Parabenização do presidente da Casa, Amir Trindade, pelos projetos apresentados.

Wesley é autor do projeto de lei que prevê a medição mensal dos níveis de qualidade dos rios em cidades que tenham a água como atrativo turístico e Gabrielly apresentou uma proposta que previa a fiscalização de gastos públicos em obras interrompidas. A adolescente ficou na semifinal do programa e o jovem conseguiu passar pelas eliminatórias, com alunos das 356 escolas estaduais de MS e terá a oportunidade de representar o Estado em Brasília, durante o recesso dos parlamentares, entre os dias 26 e 30 de setembro.

Alunos BCG
Wesley, Gabrielly e o professor Elton recebem Moção de Parabenização (Foto: Kemila Pellin)

O professor e orientador Elton Teixeira aproveitou a tribuna para destacar o potencial de seus alunos, reforçando que Parlamento Jovem não apenas potencializa o aprendizado político dos adolescentes, como também é determinante na formação do senso crítico deles.

Os pais do Wesley, Elias Costa de Oliveira, 41, e Alexsandra Dultra Ferraz, 33, também fizeram questão de prestigiar o filho. Durante a sessão não perdiam o menino dos olhos e continham a emoção a cada elogio. “Pai e mãe sente orgulho do filho naturalmente. Qualquer coisa de bem que ele fizer já é motivo para nos sentirmos felizes. Então imagina o tamanho do orgulho quando ele conquista algo que faz a cidade inteira se sentir honrada”, explica o pai.

Família Wesley
Vereador João Ligeiro, Wesley e os pais Alexsandra e Elias (Foto: Kemila Pellin)

A mãe também não disfarça a alegria, mas também deixa transparecer a preocupação e o temor por ver seu filho trilhando caminhos diferentes tão cedo. “Não é que eu não queira que ele vá, ou tenha medo, é apenas preocupação e zelo de mãe, que sempre quer os filhos por perto”, diz.

Parlamento Jovem Brasileiro

Proporcionando a experiência dos trabalhos realizados pelo Poder Legislativo, o programa Parlamento Jovem Brasileiro realiza sua 13ª edição este ano, selecionando 78 estudantes para representar os estados brasileiros na Câmara dos Deputados entre os dias 26 e 30 de setembro.

O número de representantes jovens por Estado e pelo Distrito Federal é feita de maneira proporcional: São Paulo, por exemplo, que tem o maior número de deputados na Casa, recebe 11 parlamentares jovens, enquanto o Distrito Federal e o Mato Grosso do Sul, que têm 8 representantes, recebem 1 representante jovem.

Para participar, o estudante deve estar matriculado no 2º ou 3º ano do ensino médio ou no 2º, 3º ou 4º do ensino técnico, na modalidade integrada ao ensino médio.  Além disso, é necessária a elaboração de um projeto de lei com temática livre, desde que possua impacto positivo no País. A ação é realizada pela Câmara dos Deputados, em Brasília, por meio do Centro de Formação e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados (Cefor), em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) e secretarias estaduais de Educação.

Alunos do 2º ano do Ensino Médio do BCG : (Foto: Kemila Pellin)