28 de março de 2024 - 16:22

Fim do lixão de Bonito: catadores terão até março para deixar o local

UTR de Bonito (Foto: Jabuty/PMB)

O Poder Público de Bonito deu mais um passo em direção ao fechamento do Aterro Controlado de Bonito, popularmente conhecido com lixão. Na ultima semana, uma audiência realizada no Ministério Público do Trabalho definiu prazo para que os catadores deixem por completo o local, uma vez que o Município já responde ação por descarte irregular do lixo. Conforme combinado entre as partes, os trabalhadores poderão permanecer no lixão até o dia 1º de março.

Segundo a Lei Federal 12.305 de 2010, todas as administrações públicas municipais, indistintamente do seu porte e localização, devem construir aterros sanitários adequados e encerrar as atividades dos lixões e aterros controlados. O prazo máximo para as adequações foi de quatro anos, contados da data da publicação, ou seja, terminou em 2014. Porém, a ausência de recursos para financiar esse processo fez com muitos municípios ‘conseguissem adiar o prazo’, mesmo sendo multados. Mas agora, os órgãos de controle, como Ministério Púbico e Tribunal de Contas estão sendo mais incisivos e cobrando dos municípios que possuem lixões irregulares, providencias concretas para que esses locais sejam encerrados e os resíduos sólidos descartados de forma correta.

Em Bonito, a primeira medida, para viabilizar o transporte do lixo do município até o aterro sanitário construído em Jardim, foi à aprovação da Lei Complementar Nº 8, que autoriza a transferência da cobrança da taxa de Coleta, Tratamento e Disposição Final de Resíduos Sólidos domiciliares do IPTU para a fatura mensal de água. A expectativa é de que lixo fosse fechado ainda em janeiro, porém o encerramento das atividades em Bonito está condicionado à abertura do Aterro Sanitário de Jardim, que se encontra em fase de finalização das obras estruturais e de obtenção de licenciamento ambiental por parte do IMASUL (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).

A previsão, segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, é de que isso aconteça até 1º de abril deste ano, porém, já em março, também será vedado o depósito de Lixo Hospitalar no aterro. Conforme o secretário Alexandre Ferro, esse material terá descarte diferente do lixo doméstico e não deve entrar no aterro de Jardim.

Em relação aos catadores, o Executivo informou que vai prestar assistência às famílias da Associação Recicla Bonito, para que não tenham seus rendimentos prejudicados e que será efetuada vigilância lixão 24 horas por dia a fim de coibir o acesso de estranhos.

Lixo de uns, sustento de outros

Associação Recicla Bonito atende cerca de 30 famílias, que dependem da venda do material reciclável que vem da coleta seletiva e do que conseguem separar do lixo comum. Com o fechamento do aterro controlado de Bonito, eles terão como fonte de renda apenas o que for coletado na seletiva, já que o lixo domiciliar será levado direto para as caçambas. Por isso é importante o envolvimento da sociedade, para que essas famílias continuem a ter uma fonte de renda digna.

Mas o que é reciclável e o que é rejeito?

“O que é rejeito? É tudo aquilo que não tem mais aproveitamento. O lixo do banheiro, um material que apodreceu, como um ferro. É uma coisa que você vê que não vai ter utilidade para nada. (Aqui também colocar isopor). Esse rejeito deve ser descartado em sacos pretos, porque só de olhar o catador saberá que ali não há nada reutilizável.

Foto: Alexandre Ferro/PMB

Também temos o saco Marrom, onde deve ser colocado o lixo orgânico, ou seja, tudo restos de comida, frutas, folhas, etc. Isso vai para lera da compostagem. Vai ser aproveitado. Vai virar adubo. Isso já acontece há muitos anos aqui em Bonito, só que a Prefeitura só faz a coleta dos grandes geradores, como restaurantes e hotéis. Não encher muito porque pode rasgar. As pessoas colocam resto de comida misturadas com reciclável, tudo misturado e deixa. As vezes pode acontecer de chover, ou quebrar o caminhão e demorar um dia mais para ser retirado o lixo e quando o lixeiro vai pegar o saco, ele rasga e cai tudo no meio da rua. O cara tem que recolher o mínimo, mas ele não vai limpar. Ele vai recolher o que consegue. Ele tem um saco preto sempre no caminhão para esses casos, mas o motorista tem pressa, eles tem que cumprir uma rota, se eles demorarem muito eles vão trabalhar no sol, ou vão até tarde da madrugada. A vida de um gari é muito complicada. Pode ter material cortante. Então a sociedade precisa se envolver.

E finalmente o Saco Azul, do Reciclável. O que é reciclável? Toda embalagem. Papelão, papel, plástico, metal, latinha, garrafa pet. Tudo isso deve ser limpo. Eu costumo sempre citar a embalagem de leite condensado como exemplo, tanto a de latinha como de papel são recicláveis, mas elas precisam estar limpas, porque se estiver suja vai ter barata, vai ter mosca e vai danificar. Acho que a pessoa que faz o descarte poderia se colocar no lugar da outra, que recolhe esse material”.

Entenda melhor sobre as mudanças clicando aqui