plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour
Pular para o conteúdo

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

10 de dezembro de 2024 - 08:05

Filhotes herdam vocação de cadela recohecida por resgates no Sul

Com apenas 70 dias eles já começaram os treinamentos. E a expectativa é positiva. Afinal os seis são filhotes de Laika, cadela que ficou conhecida no Brasil após participar das operações de resgate às vítimas das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul no início de 2024.

Dos seis filhotes da raça pastor holandês, três deles farão parte do quadro de cães de busca do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, Os outros serão destinados a outras corporações do Brasil.

Essa é a primeira vez que o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul realiza a preparação, também chamada de manejo de cães de busca, do início ao fim do processo de reprodução e treinamento, que vai da escolha dos pais até a preparação na vida adulta.

Todos os cães de busca que fizeram parte da corporação até hoje eram oriundos de criadores ou canis. Porém, este ano, após planejamento e cuidados essenciais à boa saúde dos cães, a equipe do Canil do CBMMS resolveu aproveitar uma das ninhadas da cadela Laika.

O trabalho de manejo dos cães é intenso e dura em média 60 dias. Após o nascimento dos filhotes, desde o primeiro dia, eles passaram a ser estimulados pela equipe do Canil do CBMMS, processo chamado de estimulação neurossensorial. Durante essa etapa, os treinadores iniciaram também a pesagem diárias e as anotações sobre o comportamento dos cães.

Depois da abertura dos olhos e da vermifugação, eles começaram a ser socializados, respeitando todos os protocolos de higiene, recebendo visitas de pessoas e de animais.

Da esquerda para a direita, Soldado Francisco e cadela Kiara, Sargento Kalunga e a cadela Cristal e Soldado Humberto e a cadela Ákila.

Os três novos cães de busca do CBMMS foram batizados de Cristal, que será conduzida pelo Sargento Kalunga; Ákila, que será conduzida pelo Soldado Humberto e Kiara, que será conduzida pelo Soldado Francisco. São os chamados binômio, nome dado à dupla formada pelo condutor e cão de busca.

Em situações de busca e salvamento os binômios atuam sempre juntos, o que é fundamental para o sucesso dos trabalhos em virtude da relação de confiança adquirida entre o condutor e o cão durante os treinamentos.

Confira como é o treinamento dos novos integrantes da corporação na reportagem de Karol Peralta ao Jornal da Educativa:

Com informações e fotos do Corpo de Bombeiros Militar de MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *