FM 104,7 [ AO VIVO ]

21 de julho de 2024 - 20:52

Filhos: um amor cheio de condições

filhos-alexandre-coimbra-amaral

Antes de ser mãe ou pai, a maternidade ou paternidade eram um conceito abstrato, que você tratava como a mais previsível das concretudes. Você fez uma carta de intenções do melhor de si para o melhor presente da sua existência. Prometeu ser muito melhor que seus pais foram para você. A chegada de um filho nos dá a sensação de podermos renascer do zero, fazendo um ctrl alt del de nossas limitações para assim podermos ser e agir como nossos ideais sempre tiveram a ousadia de sonhar.

Filhão rima com exaustão

Mas aí os dias, estes cruéis senhores do tempo, vão dando a real, fazendo desvanecer as ilusões gravídicas junto com as secreções, excreções, gotas de leite e lágrimas que são a verdade inconveniente do cotidiano com um bebê. Nossa dor é perceber, que apesar de termos sonhado tudo o que sonhamos, somos tão falíveis como nossos pais. Agora conseguimos entender a vulnerabilidade deles, a falta de certezas absolutas, a dúvida sobre como agir com um filho que ainda é (e sempre será) um estranho íntimo. Nosso destino, como cuidadores e educadores, é ter como única garantia a existência de falhas que nos deixem expostos como reis nus. Somos incapazes de cumprir as promessas de perfeição e controle, porque o olhar para a vida, para o mundo e para o filho sempre será limitado e parcial, e nossas teorias sobre como agir com eles serão sempre cobertores curtos que imaginávamos ser de tamanho king.

Nossa dor é perceber, que apesar de termos sonhado tudo o que sonhamos, somos tão falíveis como nossos pais

Sentimos muito mais do que amor por eles, é verdade. Esta relação nos faz sentir medo, saudade, tristeza, decepção, raiva, desencanto. E também alegria, orgulho, vaidade, euforia. E também vazio, dúvida, angústia, ambivalência e solidão. Não existe nenhuma emoção humana que fique de fora da história com um filho. Nosso amor nunca poderá ser incondicional. Ele será condicionado às nossas virtudes e vícios, a nossa luz sombreada, aos nossos humores instáveis e às certezas frágeis que nos habitarem a cada tempo. O amor pelos filhos é carregado de condições para existir – como um Instagram às avessas, em que não conseguimos escolher o filtro para sairmos bem na foto, e que escancara nossas rugas e linhas de expressão da alma.

O que nos resta, então, a partir do encontro constrangedor com nossos erros? Resta aprender a reparar a relação que não merece ser perfeita. Nossos filhos merecem pais humanamente falhos, que também os ensinem a voltar atrás, a rever posturas, a mirar na lua para acertar nas estrelas. Nossos filhos merecem amar gente de carne e osso, para que no futuro se sintam capazes de adultescer com alguma tranquilidade para dar conta, imperfeitamente, de uma vida carregada de papéis, histórias vividas e planos de vir-a-ser.

Nossos filhos merecem pais humanamente falhos

E assim, na conexão possível da vida real, vamos desafiando os ideais e os mitos que construímos sobre nós e sobre eles. Podemos até gastar a vida inteira para vermos um ao outro com nitidez e fidedignidade, mas ainda assim a aventura terá válido a pena. E quem sabe, então, já estejamos com os netos aportando na fila da existência, à espera de nossos olhares cheios de projeções e fantasias, deixando-nos a certeza de que somos incorrigíveis seres de amor, com as melhores condições possíveis para existirmos para além e aquém de nossas cicatrizes.

Resumo

O psicologo Alexandre Coimbra Amaral fala sobre como a a chegada dos filhos nos dá a sensação de que podemos nascer do zero. “Mas aí os dias vão dando a real, fazendo desaparecer as ilusões”. Leia e inspire-se!

Alexandre Coimbra Amaral

É psicólogo, terapeuta familiar, de casais e de grupos. Trabalha com homens, em um grupo terapêutico, pela desconstrução do machismo e pela liberdade de expressão. Fundou o Instituto Aripe, plataforma de conteúdo digital sobre família, parentalidade, afetos e cultura e de paz.

FONTE: lunetas.com.br