29 de março de 2024 - 03:48

FIB foca talento regional e governador comemora décima sétima edição do festival

O Festival de Inverno de Bonito (FIB) começou oficialmente nesta sexta (24.06). A décima sétima edição do festival mais tradicional da cultura de MS foi lançada na governadoria, em Campo Grande (MS), com a presença do governador Reinaldo Azambuja, o secretário da Sectei, Renato Roscoe, a diretora presidente das FCMS, Andrea Freire, e várias autoridades, artistas e personalidades de MS. O festival acontece entre 28 e 31 de julho, com 83 atividades em várias áreas artísticas na programação. Todas as atrações são gratuitas e se concentrarão na Praça da Liberdade, no coração da cidade de Bonito.

aaDSC_7903 780

O governador Reinaldo Azambuja agradeceu toda a equipe do festival e ressaltou a importância da realização do evento. “Gostaria de ressaltar a importância de continuar a realizar este festival, que já é uma marca do nosso estado. O festival de Bonito é a raiz de uma árvore que fertilizou. Quem reclama que não há grandes shows é preciso lembrar que estamos vivendo um período de retração econômica. A fragilidade financeira está em todo o Brasil. Antes os patrocínios vinham, principalmente, da Petrobras, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, algo que não acontece mais hoje em dia devido a situação ruim que todos conhecem. Por isso, nós mantemos este festival com uma roupagem diferente”, afirma o governador.

Reinaldo Azambuja também destacou que importância do Festival de Inverno de Bonito priorizar o produto artístico sul-mato-grossense. “O nosso papel é fortalecer a cultura de Mato Grosso do Sul. Nesta nova roupagem nós focamos nos talentos de MS. Das 83 atrações do festival, 62 são do nosso estado. Temos que estimular o talento local. Teremos várias atrações de outros estados que são muito bem vindos. No ano passado nós já conseguimos que a população de Bonito participasse das atividades, o que é fundamental. Bonito é uma cidade muito importante para o nosso estado e o governo faz a sua parte”, ponderou o governador.

aaDSC_7789 780

O secretário Renato Roscoe destacou as atrações da programação do festival, apresentou o site do evento e ressaltou a importância dos dois homenageados do FIB. “O professor Paulo Boggiani foi fundamental para a estruturação de Bonito e todas as atrações turísticas que a cidade possui. Muito obrigado. O músico Geraldo Roca também foi de uma grande importância para a cultura de nosso estado. O objetivo do festival é este, resgatar a participação dos atores locais e celebrar a cultura inserindo e integrando ainda crianças e jovens”, afirmou.

O compositor Paulo Simões tocou no final da cerimônia, ao lado de Guga Borba, Leandro Perez e Ju Souc– algumas canções do parceiro Geraldo Roca que estarão no tributo ao compositor no primeiro dia do festival. “Para mim todo artista deveria ser mais reconhecido em vida. Mas isso no geral não acontece. No caso do Roca é compreensível porque ele nunca cortejou muito a opinião pública ou correu atrás de aplauso. Então existe um hiato aí e vai demorar ainda para cair a ficha sobre o que ele foi e o significado de sua obra. Mas esta será a primeira de uma série de homenagens ao Roca ao longo dos próximos anos. Este show no festival vai servir para dissipar as emoções não tão agradáveis em relação ao desparecimento de Roca. Será uma noite fantástica”, ponderou o parceiro de Roca em “Trem do Pantanal”.

aaDSC_7869 780

O diretor presidente da RTVE, o jornalista Bosco Martins, elogiou a qualidade da programação do FIB em 2016 e destacou algumas das atrações da décima sétima edição do festival. “O show da Elza Soares foi o mais premiado de 2016. Foi um grande sucesso da Virada Cultural de São Paulo. O festival vem com shows muito bons e o governador não deixou acabar o FIB, o que é muito importante. O festival está concentrado na Praça da Liberdade, que é da população de Bonito. E todas as atividades gratuitas. As atrações de MS são a prioridade. Destaco, por exemplo, o Girsel da Viola, que é um grande violeiro. A diversidade é fundamental neste festival de Bonito. É isso que o público procura, tanto a população de Bonito quanto os visitantes”, garante.

Mais informações no site www.festivaldeinvernodebonito.com.br

Rodrigo Teixeira / Fotos: Eduardo Medeiros