28 de março de 2024 - 12:31

Festival Mais Cultura será realizado este mês com programação on-line

De 16 a 25 de novembro será realizada a sexta edição do Festival Mais Cultura, evento anual que reúne apresentações culturais e artísticas, além de palestras e minicursos.

O Mais Cultura envolve todos os câmpus e unidades da UFMS, o que dá a oportunidade da comunidade acadêmica tirar um tempo em meio as suas tarefas diárias para apreciar e aprender com uma programação meticulosamente escolhida, sempre rica em atividades diversas.

“O mais importante para a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte é que as pessoas vivenciem arte na sua vida cotidiana e universitária, e o Festival Mais Cultura é essa janela que a gente abre para entrar muita arte durante um período do ano na vida das pessoas. A gente procura diversificar as linguagens e estilos oferecidos, e sobretudo priorizar a arte com a qual as pessoas têm menos contato, então nessa edição nós temos a arte do século 16 tocada no alaúde, por exemplo, que era um instrumento super famoso na época e que hoje não é nada famoso. Esse é um desafio da Universidade hoje, congregar tradição com a vida cotidiana, e o Mais Cultura tem sempre essa proposta”, declara o pró-reitor Marcelo Fernandes.

Este 2020, por conta das limitações impostas pela Covid-19, o Festival foi repensado para que não deixasse de acontecer. “A gente esse ano teve o fator limitante da pandemia, essa surpresa negativa, mas a gente pôde revertê-la para possibilidades positivas, como abarcar todos os câmpus de uma só vez”, comenta Marcelo. A lista de atividades diminuiu em relação a edições anteriores, mas continua repleta de temas e apresentações interessantes.

Programação

Todas as manhãs dos dias 16 a 20, estudantes previamente selecionados terão espaço garantido para recitar poesias ou tocar instrumentos musicais nas salas de aula virtuais. A ideia é que, por pelo menos cinco minutos, tanto professores quanto universitários possam apreciar música e literatura de qualidade. Os docentes que desejarem realizar essa “pausa artística” em sua aula terão um formulário específico para se inscreverem, que em breve será divulgado no Portal UFMS.

Uma característica forte do Mais Cultura é surpreender os servidores com pequenas sessões musicais ou teatrais dos diversos grupos da Universidade. Por mais que o Festival esteja sendo feito on-line, isso não mudará. Às 16h dos dias 16, 17 e 18 serão realizados espetáculos ao vivo no Teatro Glauce Rocha com transmissão para os servidores das unidades administrativas, que poderão apreciar e interagir com os artistas através do chat.

Durante a semana, às 18h, serão realizados espetáculos de teatro, balé, circo, dança e cordel. Às 19h, o Mais Cultura abriga a programação do 6º Festival Internacional de Violão em Campo Grande: entre alaúdes e violas. Tudo será transmitido ao vivo para toda a comunidade interna e externa.

Já a faixa das 20h é voltada ainda mais para a música antiga. O professor Ibaney Chasin, do departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba ministrará uma palestra. Haverá também espetáculos de música Elisabetana para alaúde e estilos ponteados e rasgueados dos séculos 16 e 17, e repertórios para instrumentos de cordas dedilhadas dos séculos 18 e 19.

No fim de semana, o Autocine UFMS terá sessões escolhidas para complementar o Mais Cultura, única parte da programação que não será on-line. Dos dias 23 a 25 de novembro, será realizado o Desver – Festival de Cinema Universitário de Mato Grosso do Sul, com exibições gratuitas e abertas ao público de mais de 30 obras audiovisuais, entre filmes, curtas-metragens e cinema indígena regional.

Texto: Leticia Bueno