plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

19 de abril de 2024 - 23:01

Festival aproxima pessoas com deficiência auditiva do esporte

Acontece neste sábado (4) a primeira edição do Festival Surdolímpico, no Centro Poliesportivo Mamede Assem José, popularmente conhecido como Poliesportivo da Vila Almeida, em Campo Grande, das 14 às 17 horas. A entrada é gratuita e as inscrições serão feitas no local.

O evento, realizado pela Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania e Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer), tem como propostas proporcionar uma tarde de vivências em três modalidades esportivas (badminton, futebol society e handebol), além de aproximar e iniciar a pessoa surda no esporte Surdolímpico.

Haverá demonstração de fundamentos e regras com dois professores de Educação Física surdos: Eduardo Favaro e Tiago Marçal. As atividades serão destinadas a crianças (acima de 12 anos), jovens e adultos.

A expectativa é de que cerca de 200 crianças e jovens participem do Festival.

“O esporte e a inclusão andam juntos. Queremos através desse evento que pessoas surdas e com qualquer tipo de deficiência auditiva vivenciem o esporte e o percebam como uma ferramenta capaz de fortalecer a autoestima e o bem-estar”, destaca o secretário de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania, Marcelo Ferreira Miranda.

No Brasil existem quase 10,7 milhões de deficientes auditivos, segundo Censo de 2019 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). De acordo com a Confederação Brasileira de Desportos de Surdos, a surdez em si não implica em restrições à prática de atividade física e não existem esportes mais ou menos adequados para surdos. Entretanto, as limitações linguísticas e comunicacionais podem dificultar a compreensão e o relacionamento, interferindo na aprendizagem e no comportamento do indivíduo.

Serviço

Evento: 1º Festival Surdolímpico

Local: Centro Poliesportivo Mamede Assem José – Av. Eng. Amélio Carvalho Baís, 1.890 – Vila Almeida, Campo Grande

Data: 4 de março (sábado)

Horário: 14 às 17 horas

Entrada gratuita

Lucas Castro, Fudensporte
Foto: Marcello Zambrana/CPB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *