28 de março de 2024 - 12:48

Festival Ellas dará prêmio de R$ 6 mil à melhor artista campo-grandense

Voltado para o público feminino, festival acontecerá nos dias 19 e 20 de junho de forma online

Cantoras, compositoras e intérpretes campo-grandenses que buscam ganhar espaço na música, podem se inscrever no Ellas Festival! A competição acontece nos dias 19 e 20 de junho, de maneira virtual em Campo Grande. As inscrições são gratuitas, foram abertas na quinta-feira (20) e seguem até o dia 15 de junho. Para participar leia o regulamento através do link.

Artistas mulheres de qualquer gênero musical podem se inscrever, desde que enviem vídeo com música autoral composta em português. Serão selecionadas 20 participantes para se apresentar ao vivo pelo YouTube no dia 19 de junho. Elas vão ser avaliadas por um júri técnico, que escolherá as três melhores para apresentação na final, que acontece no dia seguinte. A grande vencedora do festival receberá o prêmio de R$ 6 mil, a segunda colocada R$ 4 mil e a terceira colocada R$ 2 mil.

Podem participar tanto artistas que estejam no início da carreira, quanto quem já tem alguns anos de estrada. “Tenho um sonho de ver as mulheres que tocam, cantam e compõem lindamente aqui em Campo Grande com projeção nacional. Este projeto nada mais é que uma vitrine, ele pode projetar as artistas, além de entusiasmar e encorajar mulheres a produzir, mostrar e levar seu trabalho a qualquer lugar do mundo”, avalia Ana Cabral, cantora, compositora, multi-instrumentista e idealizadora do Ellas Festival.

A ideia de realizar um festival voltado a mulheres surgiu há alguns anos, quando Ana Cabral foi convidada a participar de um evento direcionado ao Dia Nacional da Visibilidade Lésbica e Bissexualidade. “Foi muito bacana, conseguimos unir uma comunidade enorme de mulheres. Eu fiquei responsável pelo cadastro das artistas para apresentação e a procura foi tão grande que não deu para todas fazerem seu show”, recorda.

Foi então que ela decidiu que ainda iria fazer um evento que premiasse as participantes, para assim valorizar as mulheres dentro do cenário musical e artístico-cultural de Campo Grande. “Eu mesma, como cantora, compositora, multi-instrumentista, mulher, negra e lésbica tenho dificuldade para me manter no circuito musical, há estigmas que a sociedade nos impõe. Então fiz da minha própria necessidade a motivação de fazer um evento deste porte e sei que vai ajudar muitas outras mulheres a alavancar seus trabalhos”, reflete.

Com recursos do Fundo Municipal de Investimentos Culturais (FMIC 2019), promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), por meio da Prefeitura Municipal de Campo Grande, a musicista pôde colocar o Ellas Festival em prática.

Serviço

Para mais informações sobre o festival e inscrições acesse o regulamento e siga o Ellas Festival nas redes sociais: Facebook (@ellasfestival) e Instagram (@ellasfestival).