plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Festival do Chamamé: TVE Cultura MS transmite live internacional de cinco dias  

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Começa nesta quarta-feira e vai até domingo o 4º Festival Cultural Virtual do Chamamé. Cultura chamamezeira será reverenciada em shows musicais instrumentais, apresentações de dança e outras manifestações artísticas de brasileiros, argentinos e paraguaios

O 4° Festival Cultural Virtual do Chamamé de Mato Grosso do Sul começa nesta quarta-feira (evento vai de  2 a 6 de dezembro) nos estúdios da TVE Cultura MS e Educativa FM 104,7. É  o evento mais importante do chamamé e alcança os três países da Bacia do Prata: Brasil, Paraguai e Argentina. A Província de Corrientes (Argentina),  berço do Chamamé, por ato do vice-governador Gustavo J. A. Canteros, declarou o Festival de “interesse público “. O intendente municipal da cidade de Corrientes, Eduardo Tassano, também baixou resolução declaratória de reconhecimento de interesse público pela importância do evento para a integração cultural. Os intendentes das cidades de Empedrado, José Antonio Cheme, e El Sombrero, Raúl Gonzalez, também baixaram resoluções declarando o 4° Festival Cultural Virtual do Chamamé de “interesse cultural e integrador” da região platina.

Confira a programação no www.chamamems.com

O 4° Festival Cultural Virtual do Chamamé de Mato Grosso do Sul é promovido pelo programa A Hora do Chamamé, da Educativa FM 104.7, em parceria com o Instituto Cultural Chamamé MS, Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa (Fertel) e Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. “A TVE Cultura participa com muito empenho na realização desse festival, uma iniciativa importante para a integração cultural e contribui para o fortalecimento das relações com os países vizinhos, estimulando as artes, o trade turístico e outras oportunidades de integração social, cultural e econômica”, destaca o diretor-presidente da TVE Cultura, jornalista Bosco Martins.

Cenário no estúdio da TVE Cultura MS de onde serão feitas as transmissões

Todos os anos o Festival é realizado com shows ao vivo, mas com as restrições às apresentações presenciais, em razão da pandemia de Covid-19, todo o evento será realizado na modalidade virtual, por meio de live transmitido pela TVE Cultura MS e plataformas digitais. Serão realizadas diversas apresentações artísticas – shows musicais, vocais, instrumentais e danças. O festival é organizado por Orivaldo Mengual, apresentador do programa A Hora do Chamamé, com o apoio do Gestor Cultural Ricardo Santo Pipo, Ricardo Gonzalez, do projeto cultural “Tierra Chamamé” de  Corrientes (Argentina).

Laços culturais

Mato Grosso do Sul instituiu o Dia Estadual do Chamamé, comemorado anualmente em 19 de setembro. O Chamamé também é patrimônio imaterial de MS e ainda por lei, Campo Grande e a cidade argentina de Corrientes são consideradas “irmãs”. Essas iniciativas vieram a fortalecer o gênero musical que já  faz parte da cultura sul-mato-grossense.

Este ano o Festival do Chamamé vai alcançar todas as regiões sob influência desse contagiante gênero musical, como as cidades argentinas situadas nas Províncias de Corrientes, Santa Fé, Chaco, Entre Rios e a capital Buenos Aires.

São vários municípios que se unem apoiando o evento, enviando conteúdos institucionais exclusivos realizados para o festival, onde poderão ser conhecidos os locais emblemáticos da rota do Chamamé no Mercosul, lugares  e destinos que com sua tradição histórica enfeitam as letras dos poemas que compõem o cancioneiro chamamezeiro.

Em outro lado na fronteira, o Festival virtual terá a participação dos paraguaios, por meio do Parlamento Cultural do Paraguai, Camara dos Deputados, Senado, Parlamento Cultural Juvenil e cidades de Luque, Sajonia, Pedro Juan Caballero, Capitan Bado, Minga Guazú e prefeitura da capital Assunção.

Como assistir

O 4° Festival do Chamamé poderá ser assistido pelos seguintes canais e plataformas:

TVE Cultura – Canal 4.1 – Campo Grande; Canal 13.1 – Dourados;  Canal 45.1 – Chapadão do Sul –  TVE Cultura Canal 15 – NET;  Parabólica Satélite Star One C 2 – 70W – Frequência 4.095 MHZ, Simbol Rate: 11.250 – Polarização Vertical – MUX: FERTEL HZZZ  HD; Portal da Educativa ( www.portaldaeducativa.ms.gov.br ) www.chamamems.com – página oficial do programa A Hora do Chamamé no Facebook –  https://www.facebook.com/programahoradochamame/; canal do YouTube: orivaldomengual e Instagram.

Canais argentinos

CANALES DE AIRE ARGENTINA CANAL T5 SATELTAL Provincia do Corrientes Argentina https://www.t5satelital.com// CANAL 9 Imagen del Nordeste Resistencia Provincia do Chaco Argentina https://www.9link.com.ar CANAL 11 El Once de Paraná Provincia de Entre Rios Argentina https://www.elonce.com REDES SOCIAIS Chamamé TV Provincia de Corrientes Argentina https://www.facebook.com/ChamameTv/ FM Dorado Corrientes Argentina https://www.facebook.com/FMDorado/ Radio Como Mi Gente.

 

Confira a programação no www.chamamems.com

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.