25 de abril de 2024 - 02:26

Festival de Inverno: Reinaldo reativa no dia 30 o sinal da TVE em Bonito

O governador Reinaldo Azambuja anunciou, durante o lançamento da programação do Festival de Inverno, que no dia 30 reativará o sinal da TV Educativa em Bonito. A população já está recebendo em caráter experimental as imagens da emissora, através do canal 4. O sinal estava desativado há mais de nove anos.

O retorno ao ar da TVE no município atende reivindicações do prefeito Leonel Brito e do presidente da Câmara de Vereadores, João Ligeiro. “A população gostava da programação da TV Educativa e cobrava a volta do canal 4”, diz o presidente da Câmara.

Lideranças de Bonito agradecem apoio do governador Reinaldo Azambuja para realização do Festival de Intverno
Lideranças de Bonito agradecem apoio do governador Reinaldo Azambuja para realização do Festival de Inverno (Foto: Chico Ribeiro-Subcom)

Para o diretor-presidente das emissoras do Estado, jornalista Bosco Martins, “esse é um momento histórico, no dia da oficialização da reativação do sinal pelo governador Reinaldo Azambuja a TVE vai transmitir um documentário sobre Bonito e o Festival de Inverno. Vamos celebrar esse momento como uma conquista da população bonitense”.

Segundo Bosco Martins, a estação retransmissora do canal 4 em Bonito manterá nome do poeta e escritor Theodorico Góes Falcão (“Bijo”). A denominação foi uma homenagem prestada na inauguração da emissora em Bonito, em 20 de abril de 2005.

De família tradicional, Bijo, como era conhecido, é irmão de Raída, que acompanhou os últimos momentos do lendário Silvino Jacques, que inspirou o livro “O Último dos Bandoleiros – O Mito”, do escritor Brígido Ibañez.

Bijo é autor de “Senhorzinho”, livro que traz a história de outro personagem lendário, que vivia em Bonito e tratava os doentes com ervas medicinais, cuja morte foi atribuída a setores da indústria farmacêutica em razão da concorrência dos “remédios caseiros”.

Segundo o diretor-presidente da RTVE, Bonito é sempre lembrado por seu potencial ecológico e belezas naturais, mas também é berço de poetas, historiadores, escritores, artesãos e músicos.

“Hoje, como um dos principais destinos do ecoturismo, Bonito sedia importantes congressos e fóruns de discussão de temas de interesse do planeta. A TVE, pelo seu papel e responsabilidade na afirmação da nossa identidade regional volta a Bonito para resgatar os valores históricos e destacar sua importância socioambiental”.

Programação

O governador Reinaldo Azambuja apresentou na terça-feira, 7, a programação do 16º Festival de Inverno de Bonito.

A programação musical inclui shows de artistas nacionais e regionais: Delinha; Almir Sater, Renato Teixeira (SP); Sérgio Reis (SP); Zeca Baleiro (MA); Patrícia e Adriana; Chalana de Prata; Chá Noise e Curumin (SP). Na abertura do festival, dia 30, Lenilde Ramos vai cantar o Hino Nacional acompanhada de sua sanfona. Ela também lança o seu livro “Histórias sem nome”.