Festival de Inverno de Bonito é lançado para a população durante evento na cidade

Compartilhe:

Lançamento do 19º Festival de Inverno em Bonto reuniu autoridades e comunidade no Hotel Marruá. (Foto: Arquivo Pessoal)
Lançamento do 19º Festival de Inverno em Bonto reuniu autoridades e comunidade no Hotel Marruá. (Foto: Arquivo Pessoal)

Aconteceu na noite desta terça-feira (24) no Hotel Marruá, em Bonito, o lançamento oficial do 19º Festival de Inverno para a população. Lideranças locais da comunidade, empresários e artistas participaram do ato, que detalhou a programação nos quatro dias do evento –que, entre 26 e 29 de julho vai espalhar cultura pelo município, incluindo o assentamento Guaicurus e o distrito de Águas de Miranda.

A TVE Cultura está em Bonito onde fará flashes da programação, além de trazer para seu jornalismo notícias sobre o Festival do Inverno e, também, transmitir ao vivo os principais shows de cada noite –Michel Teló (quinta, 26), Almir Sater e Renato Teixeira (27), Milton Nascimento (29) e a dupla Anavitória (29). A programação também pode ser vista na internet, por meio do Portal da Educativa.

Comunidade de Bonito se mobilizou em torno do 19º Festival de Inverno. (Foto: Arquivo Pessoal)
Comunidade de Bonito se mobilizou em torno do 19º Festival de Inverno. (Foto: Arquivo Pessoal)

A realização do festival foi comemorada pelos presentes, mesmo diante do prazo apertado para sua viabilização, como destacou o secretário de Estado e Cultura e Cidadania, Athayde Nery de Freitas Junior. Segundo ele, mesmo com o calendário eleitoral causando embaraços na divulgação do evento e dos recursos limitados, foi possível montar “um evento incrível, com uma programação diversificada, que atende aos clamores da comunidade”.

Ele destacou que os principais show atendem a pedidos da própria população, caso de Teló, “um artista completo que vai agradar a todos”. Ele destacou que Milton Nascimento fará em Bonito um agradecimento ao povo guarani-kaiowá “pelo trabalho que ele realizou”. Além dos destaques nacionais, o secretário frisou que o evento também envolve a comunidade como um todo, por meio de apresentações culturais, esportivas e debates –cerca de 400 bonitenses participam diretamente do Festival de Inverno deste ano.

Além dessas atrações, foi lançada também durante o evento a 2ª Mostra Gastronômica de Bonito, que envolve 20 estabelecimentos comercias e pratos exclusivos, elaborados especialmente para o Festival de Inverno.

“Propulsor”

Presente ao ato, o prefeito Odilson Soares destacou que o Festival de Inverno de Bonito “foi um propulsor” para a cidade. “A partir dele, passamos a ser reconhecidos mundialmente e, hoje, somos um dos destinos mais procurados pelo ecoturismo”.

Representantes do poder público, iniciativa privada e Fertel participaram do lançamento. (Foto: Arquivo pessoal)
Representantes do poder público, iniciativa privada e Fertel participaram do lançamento. (Foto: Arquivo pessoal)

Ele destacou que, diante do impacto que o evento trouxe para a cidade, “é justo dizer que somos gratos e não pouparemos esforços para fazer desta edição a melhor de todas, com inserção da comunidade em apresentações culturais, assentamentos, distritos e bairros envolvidos e uma programação que agrada a todos”.

Diretor-presidente da Fertel (Fundação Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa de Mato Grosso do Sul), Bosco Martins lembrou que, em 2000, acompanhou o início do Festival de Inverno de Bonito, “quando um grupo de empresários e produtores se organizaram e conseguiram construir a primeira edição do evento”. Segundo ele, grandes nomes nacionais e “apresentações inesquecíveis” já foram realizadas nesses 19 anos, “mas gosto de dizer que esta será a melhor edição, porque é a que está acontecendo. Todo o ano recebemos a melhor edição e precisamos nos envolver: comunidade, organizadores, para que seja especial e inesquecível sempre”.

Bosco Martins, diretor-presidente da Fertel, destacou história do festival TVE Cultura e Portal da Educativa farão transmissões do evento. (Foto: Arquivo pessoal)
Bosco Martins, diretor-presidente da Fertel, destacou história do festival TVE Cultura e Portal da Educativa farão transmissões do evento. (Foto: Arquivo pessoal)

Cobertura

A TVE Cultura e o Portal da Educativa contam com uma equipe de cerca de 20 profissionais em Bonito, que farão a cobertura completa do Festival de Inverno. Reportagens especiais vão ao ar no Jornal da TVE e flashes serão exibidos durante a programação. Além disso, depoimentos de participantes e matérias sobre o festival serão veiculadas no Portal da Educativa e no perfil da TVE Cultura no Facebook.

A TV, o Portal e o perfil no Facebook também vão transmitir ao vivo os quatro principais shows do evento para todo o mundo. O Festival de Inverno marca, ainda, o lançamento das transmissões digitais da TVE Cultura, que a partir de 14 de agosto veiculará sua programação no novo sistema na região de Campo Grande e Terenos –gradualmente atingindo o resto do Estado e do mundo a partir do Marco Regulatório da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

Com informações de Kemila Pellin, de Bonito


Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *