plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

28 de março de 2024 - 05:46

Festival de Bonito deve estimular cidades a terem orgulho de MS, diz secretário ao Bom Dia Campo Grande

Athayde deu detalhes sobre a realização do 19º Festival de Inverno de Bonito ao Bom Dia Campo Grande. (Foto: Humberto Marques)
Athayde deu detalhes sobre a realização do 19º Festival de Inverno de Bonito ao Bom Dia Campo Grande. (Foto: Humberto Marques)

Ao finalizar os preparativos para a realização do 19º Festival de Inverno de Bonito, que acontece entre os dias 26 e 29 de julho, o secretário de Estado de Cultura e Cidadania, Athayde Nery de Freitas Junior, espera que o modelo implementado no evento desde 2017 sirva de modelo para outras prefeituras e, também, para estender o sentimento de orgulho de ser de Mato Grosso do Sul. A declaração foi dada em entrevista ao Bom Dia Campo Grande, da FM 104.7 Educativa.

O titular da Secc também comentou sobre a presença da Fertel (Fundação Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa de Mato Grosso do Sul) no festival, que terá transmissão e receberá o evento que marca a adesão da TVE Cultura ao sistema digital, atendendo a marco regulatório da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

Sobre o FestinBonito, o secretário reforçou tanto as atrações nacionais –Michel Teló, Almir Sater e Renato Teixeira, Milton Nascimento e Anavitória– como as locais, com atrações na Praça da Liberdade, Centro de Múltiplo Uso, bairros, no assentamento Guaicurus e no distrito de Águas de Miranda.

Quase 400 pessoas de Bonito estão envolvidas de forma direta ou indireta na realização do evento, “que é focado no conceito de cidadania cultural, estimulando o respeito, democracia e paz entre as pessoas”, destacou Athayde na entrevista. Segundo ele, mesmo com quase duas décadas de realização, ainda há famílias de Bonito que não haviam participado do festival. Em outro ponto, ele destacou que, a cada real investido na cultura, outros R$ 7 circula na economia local. “O festival não é um custo, mas sim um investimento”

O secretário também frisou que a edição deste ano traz homenagens à dupla Amambai e Amambay, precursores da música de raiz sul-mato-grossense, ao produtor Roberto Figueiredo e à musicista Mayara Amaral, vítima de feminicídio e que será lembrada como forma de estimular o debate sobre o combate à violência contra a mulher.

Secretário de Cultura destacou importância da TVE Cultura na comunicação de MS. (Foto: Humberto Marques)
Secretário de Cultura destacou importância da TVE Cultura na comunicação de MS. (Foto: Humberto Marques)

Divulgação

Durante a entrevista, Athayde destacou que Bonito tem aproveitado o festival para também efetuar importantes apropriações históricas, como a da Retirada da Laguna. Além disso, destacou o trabalho da TVE Cultura durante o Festival de Inverno, que fará transmissões de shows para a população.

O secretário destacou também o papel de Bosco Martins, diretor-presidente da Fertel, como grande incentivador do evento ainda em 2000, com a primeira edição do festival; bem como da sua luta para a manutenção e estruturação do sistema de rádio e televisão educativa sul-mato-grossense.

Athayde lembrou que as dificuldades financeiras enfrentadas pelo Estado poderiam impactar a fundação “se não houve um esforço coletivo dos funcionários e da direção. E agora ela terá condições de ser uma universidade da comunicação no Centro-Oeste”, informou, referindo-se à estruturação para o início das transmissões digitais, em 14 de agosto.

Destacando o papel da emissora na divulgação de Bonito para o mundo, Athayde destacou esperar que os bonitenses sejam “grandes anfitriões” dos visitantes, com o amadurecimento do Festival de Inverno, “de forma que se torne um festival de Estado”, sendo mantido permanentemente no calendário de eventos, e que sirva de inspiração para outros municípios “a fim de estimular os sentimento de pertencimento e orgulho de ser sul-mato-grossense”.

Sintonize – Com produção de Rose Rodrigues, Allison Ishy e Helton Davis, o Bom Dia Campo Grande tem apresentação de Diana Gaúna, Anderson Barão e Bosco Martins e vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h na FM 104.7 Educativa. O programa também pode ser acompanhado pelo Portal da Educativa (na aba Ouça a Rádio).

O ouvinte pode participar ao vivo com perguntas e sugestões por meio do WhatsApp (67) 99333-1047 ou pelo e-mail bomdiacampogrande2018@gmail.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *