28 de março de 2024 - 16:57

Festival América do Sul Pantanal: Secretaria de Cultura e Cidadania inicia discussão sobre programação

Secretário Athayde de dirigentes da FCMS discutiram programação do FASP

Tendo como norte  o sucesso do 17º Festival de Inverno de Bonito, considerada a edição mais cultural e inclusiva dos últimos anos, o 14º Festival América do Sul Pantanal, que acontece em Corumbá em novembro, em data ainda a ser confirmada, também seguirá  uma nova formatação agregando a cultura pantaneira, com seminários de discussões de questões de negros, índios, população LGTB, e temas envolvendo a fronteira.

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), por meio da gerência de Patrimônio Histórico e Cultural, responsável pela organização do FIB 2017, já está discutindo com a Secretaria de Estado de Cultura e  Cidadania (SECC), coordenada pelo secretário Athayde Nery, as atividades que também serão oferecidas durante o evento.

O Estande da Educação, por exemplo, que expôs os projetos e ações da Secretária de Estado de Educação (SED) em diferentes áreas de conhecimento, além de atividades do programa ‘Arte e Cultura na Escola’ durante os quatro dias do FIB, assim como o IV Encontro Regional de Arte Educadores, já estão confirmados para o Festival de Corumbá.

A oficina de Observação de Aves, solicitada principalmente pelos guias turísticos de Bonito, com o intuito de complementar a apreciação dos turistas durante os passeios na região, também será oferecida em Corumbá. “já   que a cidade é considerada a Capital do Pantanal, famosa pela sua integração com a natureza, a oficina casa perfeitamente com as atividades turísticas do local e com certeza será bem recebida pelos profissionais do setor”, destaca Caciano Lima, gerente de Patrimônio Cultural da FCMS.

Ainda seguindo o modelo de atividades oferecidos em Bonito, onde objetivo era promover uma integração entre a comunidade, com o máximo de aproveitamento possível das oficinas e cursos, o Festival América do Sul irá oferecer as oficinas ‘Produção de Audiovisual: Filmando Corumbá’ e ‘Fotografia com celular: Expedição da Memória – um olhar pelo Patrimônio Cultural’, buscando uma ampliação dos registros históricos da cidade e também a disseminação da cultura local para os jovens.

Já o Encontro Regional de Museus, que deve ser realizado no Museu do Homem Pantaneiro é uma novidade da edição e buscar valorizar as riquezas culturais da região, assim como a ‘oficina de Viola de Cocho e de Siriri’, que conta com a parceria do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

O ‘Quebra-torto com Letras’, que deve ser realizado no Moinho Cultural, a oficina de miniaturas com foco no ‘Casario do Porto e Prédios Históricos de Corumbá’ e a visita a Fábrica de Ladrilhos Hidráulicos são outras opções de atividades que colocam em destaque a regionalidade.

Outros destaques, segundo Loiva Heidecke Schiavo, gestora de Educação e Arte na parceria Fundação de Cultura/SECC/SED,  é a exposição de Artes Visuais de Richard Perassi, que também contará com uma oficina lúdica para crianças. “Assim como no FIB,  a equipe de trabalho buscou  criar esse espaço de exposição da arte, mas também de aprendizado para as crianças. Elas observam, conhecem um pouco da história do artista e das obras e depois recriam, conforme o que perceberam de tudo isso’, reforça.

Finalizando essa primeira discussão sobre as atividades que devem ser oferecidas no Festival América do Sul do Pantanal, destaca-se a palestra de Design Artesanal, a oficina de implementação de ações em Bibliotecas Públicas e a exibição do documentário La Plata Yvygui – Enterros e Guardados, de Fernando Bonassi (SP) e Paulo Alvarenga, professor de educação infantil e arte em Bonito.

“Nos reunimos com a equipe de trabalho da Fundação de Cultura,  comandada pelo Caciano Lima, que nos  passou um prospecto referente as ações que a Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural  pretende  desenvolver na programação do 14º Festival América do Sul do Pantanal. Estamos ainda na fase de aprovação das sugestões da equipe de trabalho, que também deverá passar  para aprovação final da programação pelo crivo de uma audiência pública  com a participação da comunidade local, conforme orientação do Governador Reinaldo, “ destacou  o secretário Athayde Nery.

O Festival América do Sul Pantanal receberá recursos a serem captados via Lei Rouanet – a lei federal de incentivo à cultura. Segundo o secretário Athayde, o Estado conseguiu incluir o festival no Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), do Ministério da Cultura, o que vai garantir este recurso.