plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour
Pular para o conteúdo

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

23 de julho de 2024 - 16:01

Festa da Linguiça de Maracaju começa dia 28 com show de Munhoz e Mariano

Festa chega em sua 27ª edição e extensa programação em Maracaju. (Foto: Divulgação)

A tradicional Festa da Linguiça de Maracaju, em sua 27ª edição, começa no próximo dia 28 e promete quatro dias com agenda de shows, atividades culturais e um verdadeiro festival gastronômico. A festa, que tem apoio do governo do Estado, terá início com a apresentação dos regionais Munhoz e Mariano em um show gratuito. 

Herança dos primeiros moradores de Maracaju, a linguiça ganhou fama regional e hoje é um dos produtos artesanais que movimentam a economia local. A tradição foi trazida pelos colonizadores vindos, principalmente, da região de Minas Gerais e que dominavam a técnica da produção, que era feita com carne suína. 

À medida que as comitivas avançavam na viagem, os suprimentos acabavam e os tropeiros improvisavam uma receita com ingredientes da região. Foi aí que entrou o traseiro do boi, aproveitando a fartura da criação em Mato Grosso do Sul. O embutido se tornou a forma que os antigos encontraram para conservar os cortes nobres, já que na época não existia geladeira.

Festa da Linguiça

Criada em 1994, a Festa da Linguiça nasceu de um projeto do Rotary Club de Maracaju que buscava divulgar e valorizar a iguaria mais famosa da cidade. Os anos foram passando, as parcerias sendo firmadas, e o evento alcançou proporções internacionais, atraindo turistas de várias partes do Brasil e também fora dele.

Para o presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), Max Freitas,  “a Festa da Linguiça de Maracaju é uma das mais tradicionais do nosso Estado por isso é muito importante que o governo apoie essa comemoração, e assim levamos um show gratuito de abertura da festa para a população dando acesso à cultura para o maior público possível”.

Vivianne Nunes
Com informações da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *