plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

19 de abril de 2024 - 05:46

TVE Cultura e TV Morena discutem renovação de acordo de cooperação e novas parcerias

Reunião discutiu detalhes sobre ampliação da parceria entre TV Morena e Fertel. (Foto: Pedro Amaral)
Reunião discutiu detalhes sobre ampliação da parceria entre TV Morena e Fertel. (Foto: Pedro Amaral)

Reunião na manhã desta quinta-feira (4) encaminhou a renovação do histórico acordo de cooperação técnica entre a Fertel (Fundação Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa de Mato Grosso do Sul), mantenedora da TVE Cultura, e a TV Morena, vigente desde a fundação do sistema estadual público de radiodifusão há 30 anos. Os entendimentos, conduzidos na sede da RMC (Rede Mato-Grossense de Comunicação), em Campo Grande, visam também a reforçar esforços coletivos, inclusive envolvendo outras coirmãs, a fim de buscar meios de se reduzir custos e democratizar a distribuição de informação.

Bosco Martins, diretor-presidente da Fertel, destacou caráter histórico da parceria entre emissoras. (Foto: Pedro Amaral)
Bosco Martins, diretor-presidente da Fertel, destacou caráter histórico da parceria entre emissoras. (Foto: Pedro Amaral)

“Esse é um acordo operacional histórico, firmado entre o então governador Pedro Pedrossian e o sr. Ueze Zahran (fundador da RMC) há 30 anos, ainda quando as emissoras estavam vinculadas ao Idesul. Eles foram os dois ‘Rondons’ das telecomunicações em Mato Grosso do Sul, ajudando a desbravar o Estado e garantindo a interiorização das telecomunicações”, afirmou o diretor-presidente da Fertel, Bosco Martins, comparando o ex-governador e Zahran ao Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, responsável pela integração de grande parte do interior brasileiro.

Diretor-executivo da RMC, Nicomedes Silva Filho explica que o convênio “de longa data”, ajudou a disseminar o sinal da TV Morena pelo território que hoje compreende Mato Grosso do Sul. “O Estado nos permitiu usar o sinal analógico e, em contrapartida, cedemos equipamentos e dois sites (no caso, as salas de transmissão, compartilhadas entre as emissoras em Dourados e Ponta Porã) para a TVE Cultura”, explicou.

Nicomedes Silva Filho, diretor-executivo da TV Morena. (Foto: Pedro Amaral)
Nicomedes Silva Filho, diretor-executivo da TV Morena. (Foto: Pedro Amaral)

No momento, a TV Morena vem trabalhando para substituir o sinal analógico pelo digital. “Mas à medida que avançamos nessa digitalização e devolvemos esses canais ao Estado, pensamos em novas parcerias para melhorar o sinal e a qualidade de nosso trabalho na Capital e no interior”, destacou Nicomedes. Ele reforça que, tanto quanto o bom relacionamento já existente entre as emissoras, é importante manter esforços em favor da capacidade de otimização de recursos, “gerando menos custos e mais qualidade para os telespectadores da TV Morena e da TVE Cultura”.

Nesse sentido, Bosco Martins reforçou que a parceria poderá contar com a participação de outras “coirmãs” (como SBT-MS, TVI/Guanandi/Bandeirantes e TV MS/Record) e garantir o acesso às programações por todo o Estado –sobretudo nas cidades menores, onde o custo de operação elevado é um desafio para o setor. “Em tempos como o que vivemos, no qual a luta contra a desinformação se tornou necessidade básica do cidadão e obrigação dos veículos, esse trabalho irmanado garante a divulgação de conteúdo de qualidade e variado para a população”, reforçou.

Na reunião, também foram discutidas outras oportunidades de parceria entre a Fertel, por meio da TVE Cultura, e a TV Morena, como a veiculação de campanhas institucionais. Detalhes técnicos sobre essa possibilidade serão analisados pelos setores competentes de ambas as emissoras. “Há trabalhos excepcionais que a TVE Cultura pode inserir durante a sua programação, de forma a reforçar conceitos como cidadania e direitos coletivos com a audiência”, pontuou.

Também participaram da reunião, pela TV Morena, o novo diretor-técnico, Luiz Botelho, e pela Fertel o procurador jurídico Danilo Magalhães e o diretor de operações, Cézar Roriz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *