29 de março de 2024 - 05:58

Fertel e Educação: escolas estaduais visitam veículos de comunicação e divulgam conteúdos produzidos por alunos

Cerca de 58 alunos de Bonito cumprirão agenda na Capital nesta terça-feira numa parceria que além da Fertel e SED, tem apoio da prefeitura do município

Acordo de parceria firmado entre a Fertel (Fundação Estadual Luís Chagas de Rádio e Televisão Educativa) e a Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul, visando a divulgação de trabalhos produzidos em escolas estaduais da Capital e do interior já contou com a participação e visita de alunos e professores da Escola Estadual Waldemir Barros da Silva, localizada nas Moreninhas, na sede Rádio e TV-Educativa e nesta terça-feira (15) contempla cerca de 58 anos alunos do interior do Estado, mais precisamente da cidade de Bonito.

Alunos de escolas estaduais de Bonito em atividades extracurriculares

Atendendo a parceria e o plano de atividades extraclasse da SED, os alunos das escolas estaduais de Bonito, coordenado pelo professor Elton Teixeira da Silva em desenvolvimento ao “projeto INOVATEC”, realizaram durante todo o dia a atividade denominada “Cultura Comunicação e Mídias Digitais”.

Eles permanecerão durante o dia na Capital, orientados por um roteiro previamente estabelecido, que prevê uma visita aos estúdios da Rádio, TV e Portal da Educativa. No período da manhã está prevista uma visita a Fundação de Cultura e na parte da tarde, a programação tem como atividade/aula nos estúdios da TV Morena e finalizando a orientação pedagógica, com passagem pelo MARCO – Museu de Arte Contemporânea, retornando no início da noite a Bonito.

Governador Reinaldo Azambuja e secretária de Educação Maria Cecília

Segundo o professor, atualmente lotado na Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes, a visita visa fomentar o desenvolvimento de competências e habilidades ligadas à tecnologia e mídias. ” O intuito é potencializar a aprendizagem do aluno atendendo a necessidade de incorporar o uso de ferramentas tecnológicas no processo de formação humana; buscar consonância com a proposta de inovação do MEC, visando flexibilizar os currículos escolares aproximando ainda mais a escola a realidade dos estudantes à luz das novas demandas profissionais do mercado de trabalho; conhecer o funcionamento de um veículo de informação no dia-a-dia; conhecer os profissionais da área de comunicação e museus; aprender como é o processo de criação de uma matéria jornalística, desde a ideia da pauta, a apuração, a produção, reportagem, captação de imagens, edição e a transmissão das matérias para os televisores”, detalhou.

A professora Marizete Bispo, do Núcleo de Tecnologias Educacional (PROJETEC) também acompanha o grupo e será mediadora do projeto. Os professores esclarecem ainda que no final haverá uma avaliação das atividades/resultados. “Os alunos serão avaliados pela participação nas aulas e média retirada ainda no primeiro bimestre em todas disciplinas, para poder participar da viagem. E antes do embarque o aluno deverá portar um relatório de pesquisa individual escrito, e ao final da atividade. Posteriormente os alunos apresentarão no site criado pela turma do 1º ano “A” vídeos e textos escritos sobre a atividade e ainda farão relatos orais aos que não puderam participar”, acrescenta Elton.

No último bimestre será feita uma apresentação com data a ser confirmada com a coordenação pedagógica para apresentação dos resultados das atividades do projeto durante o ano e a viagem à Campo Grande é uma das etapas.

Governo do Estado incentiva e se faz presente em projetos que promovam a Educação e Cultura

O secretário de Estado de Cultura e Cidadania, Athayde Nery, a secretária de Educação do Estado, Maria Cecília Amêndola da Motta e o diretor-presidente Fertal, jornalista Bosco Martins, destacaram que a parceria visa dar visibilidade aos bons projetos escolares e incentivar conteúdos produzidos nas escolas estaduais e disseminando a cultura local pelo Estado, através das emissoras públicas do governo e outras mídias e veículos de comunicação de MS.

Bosco ainda reforçou a importância da presença do Estado na educação e frisou que, por orientação do governador Reinaldo Azambuja, o acordo beneficiará os municípios de MS. “O Estado já está presente através das suas escolas estaduais e agora pretendemos divulgar e difundir a cultura local por meio de seus professores e funcionários administrativos em todo o território sul-mato-grossense”. A SED e a Secretaria de Cultura serão responsável por disponibilizar para a Fertel pautas e sugestões de programas educativos e culturais a serem produzidos pelas equipes das emissoras públicas ou em parcerias.