plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

23 de abril de 2024 - 05:29

Feriado de Corpus Christi altera funcionamento dos serviços públicos; confira o que abre e fecha

Com origem no século 13, a celebração do Corpus Christi surgiu durante o pontificado do papa Urbano IV e é bem difundida em países com tradições católicas. A data é festejada anualmente 60 dias depois da Páscoa, sempre na quinta-feira seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade.

No Brasil, o feriado é facultativo, mas costuma ser comemorado por municípios e estados. Tradicional também em Mato Grosso do Sul, o Corpus Christi, que lembra a morte e a ressurreição de Jesus Cristo, é de folga para os servidores da administração pública estadual.

Decretos do governador Reinaldo Azambuja, divulgados em edições distintas do Diário Oficial do Estado (DOE), declararam os pontos facultativos de 20 e 21 de junho de 2019, quinta e sexta-feira, em referência à celebração da Igreja Católica. Os documentos estão disponíveis nas edições do DOE dos dias 11 de janeiro e 3 de junho deste ano.

Desta forma, servidores estaduais só retornarão às atividades na segunda-feira, 24 de junho de 2019. As folgas não se aplicam aqueles que trabalham em serviços considerados essenciais, que não podem ser interrompidos, como saúde e segurança pública.

Nesses casos, gestores de órgãos e entidades vão garantir o funcionamento dos serviços essenciais durante todo o feriado prolongado – por meio de escalas de serviço ou de plantão. Confira abaixo quais instituições terão horários especiais de funcionamento.

Hemosul

O Hemosul Coordenador de Campo Grande, que fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, não terá expediente na quinta-feira (20). O atendimento retorna na sexta (21) e no sábado (22), das 7h às 12h. As unidades de coleta do Hospital Regional e do interior do Estado ficarão fechadas todos os dias do feriado prolongado.

Agenfa

As Agências Fazendárias de Campo Grande e do interior não irão abrir durante o feriado prolongado, portanto, emissões de guias para pagamentos deverão ser realizadas pelo site da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz). O atendimento volta ao normal na segunda-feira (24).

Detran

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) também não terá atendimento ao público no feriado prolongado. Os trabalhos retornam ao normal no início da outra semana. Dúvidas da população podem ser esclarecidas pelos telefones 154, na Capital, e (67) 3368-0500 no interior.

Atendimento Fácil

Com o feriado prolongado de Corpus Christi, as unidades do Fácil – Atendimento ao Cidadão, permanecem fechadas e voltam a funcionar somente na segunda-feira (24).

Bruno Chaves, Subsecretaria de Comunicação (Subcom)

Foto: Arquivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *