plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

25 de abril de 2024 - 05:58

Fenômenos climáticos no entorno de MS mantêm tempo fechado e chuvoso

Inmet aponta que temperaturas seguem altas nesta terça-feira, mas tendência é de céu entre parcialmente nublado a nublado e chuvas com trovoadas isoladas

Eldorado, no Sul do Estado, também deve enfrentar tempo fechado. (Foto: Coclimet/O Eldoradense/Reprodução)
Eldorado, no Sul do Estado, também deve enfrentar tempo fechado. (Foto: Coclimet/O Eldoradense/Reprodução)

Fenômenos climáticos na região Amazônica e sobre a Bolívia terão influência sobre Mato Grosso do Sul nesta terça-feira (12), deixando o tempo entre nublado e encoberto e provocando pancadas de chuvas isoladas ao longo do dia. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê, ainda, temperaturas máximas elevadas em diferentes regiões. A Defesa Civil mantém 43 municípios sob alerta de temporais, ao menos, até o início da tarde.

Conforme a meteorologia, um sistema de alta pressão em território boliviano promove divergência em suas bordas, incluindo Mato Grosso do Sul. Somados ao calor e umidade, serão formados núcleos de tempestade na floresta Amazônica, onde, um vórtice de altos níveis causa chuvas nas regiões Norte e Leste.

Em paralelo, uma área de baixa pressão se estende do Sul do Brasil até o Leste de São Paulo, enquanto zonas de alta pressão geram ventos no Oeste da América do Sul, chegando também à Bolívia. A convergência de fenômenos climáticos mantém condições de chuva sobre o Estado, com as temperaturas sofrendo leve declínio –porém, ainda poderão ficar acima dos 30ºC.

O retrato climático no Estado será o mesmo: manhã de céu entre parcialmente nublado e nublado com chuva isolada, tarde de pancadas e trovoadas isoladas e noite ainda com precipitações. Em Campo Grande, os termômetros variam entre 22ºC e 30ºC.

No Centro-Norte (Jaraguari, Coxim, Camapuã e arredores), a mínima prevista é de 22ºC, com máxima de 31ºC –apenas um grau abaixo do previsto para o Leste (Cassilândia, Chapadão do Sul, Três Lagoas e Ivinhema, entre outros municípios), onde a mínima será igual.

As maiores temperaturas serã registradas no Pantanal (Aquidauana, Corumbá e Porto Murtinho), com variação de 23ºC a 33ºC. No Sul e Sudoeste, que abrange a Grande Dourados, fronteira com o Paraguai e divisa com o Paraná, a mínima será de 19ºC, com máxima de 32ºC.

Alerta

A Defesa Civil de Mato Grosso do Sul emitiu nesta segunda-feira (11) alerta de tempestade para municípios das regiões Leste, Sudoeste, Centro e Norte do Estado, além do Pantanal. O aviso é de chuvas intensas para as 24 horas seguintes a partir das 14h30.

Estão na rota das tempestades, conforme o Inmet, 43 municípios sul-mato-grossenses: Água Clara, Alcinópolis, Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Camapuã, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Deodápolis, Douradina, Dourados, Figueirão, Inocência, Jaraguari, Ladário, Nova Alvorada Do Sul, Nova Andradina, Paranaíba, Paraíso Das Águas, Pedro Gomes, Ribas Do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Negro, Rio Verde De Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita Do Pardo, Selvíria, Sidrolândia, Sonora, São Gabriel Do Oeste, Terenos e Três Lagoas.

O alerta pede para que a população evite áreas alagadas e informa riscos de quedas de árvores, descargas elétricas e granizo. As chuvas podem chegar a 50 milímetros por hora. Já os ventos podem atingir os 60 quilômetros por hora.

A Defesa Civil orienta a população a não procurar abrigo debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas; não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda; e desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil pelo telefone 199 e ao Corpo de Bombeiros Militar pelo número 193.

O Inmet prevê dias com pancadas de chuvas e trovoadas isoladas também na quarta-feira (13) em todo o Estado, com temperaturas entre 18ºC a 33ºC. Na quinta (14), as chuvas serão mais frequentes no Sul, Sudoeste e Sudeste, ainda ocorrendo precipitações frequentes na sexta (15).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *