plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

16 de abril de 2024 - 18:32

Feira Literária de Bonito terá mais de 40 horas de programação cultural

Homenageando o escritor corumbaense Lobivar de Matos, autor de obras como “Areôtorare: poemas boróros”Sarobá”, que faleceu em 1947, aos 32 anos, a Feira Literária de Bonito-FLIB 2016 traz este ano uma programação intensa, com mais de 60 participantes. A feira que acontecerá entre os dias 6 a 9 de julho, tendo como tema “Palavra Aberta. Palavra Liberta!”, retoma a proposta de investimento na formação do leitor, no encontro direto com o autor e seu ofício e o acesso ao livro. O evento inclui encontros com autores, mesas de debate, oficinas de criação, oficinas para professores, saraus, narração de histórias, brincadeiras, apresentações de teatro, música e sessões de cinema. Toda a programação será na Praça da Liberdade, no centro de Bonito

O coordenador da FLIB 2016, Carlos Porto, lembrou a importância da feira no calendário literário nacional. “ Com mais essa edição, colocamos Mato Grosso do Sul e especialmente Bonito, no calendário cultural e literário do País. “No ano passado, na primeira edição, mais de 15 mil pessoas visitaram a feira. Esse ano não será diferente”, afirmou.

Segundo a curadora da feira Maria Adélia Menegazzo, o objetivo é despertar e promover o prazer pela leitura e formar leitores para a vida. Para ela, a feira já se consolidou como um evento literário de repercussão nacional A programação artística contará com show musical de Tetê Espíndola, palestra-show do cantor e escritor Tico Santa Cruz e o espetáculo teatral “Autobiografia Autorizada” com o ator Paulo Betti, que também se apresentará no Espaço Sarobá, em um bate papo com os presentes.

Programação

A abertura oficial da FLIB 2016 será na quarta-feira à noite, com o espetáculo teatral “Romance do Vaqueiro Benedito”, com o grupo Mamulengo Presepada-Chico Simões e o músico Beirão. Durante todos os dias haverá os espaços permanentes com histórias contadas e encantadas, com os contadores de histórias (Michelly Dominique/Rafael Bendo da Silva/Ciro Ferreira), Olhos de Boi (Cristiane de Luca Lima), Roda na Saia (Sandra Nascimento e Angela Cristina Colognesi dos Reis), Caixote Delirante (Italo Diego de Souza/ Ana Carla Vieira Ferreira), Sucuris de mil cabeças (Érico Bispo de Souza/Cristiane Sanabria), mágicas-pré-escolar (Chico Simões), poetas performáticos( Ruberval Cunha/Salim Haskan) e palco (Grupo Teatral de Risco).

Na quinta feira, dia 07/07, além da palestra show com Tico Santa Cruz,  a programação se divide nos espaços.Espaço Sururu: oficina de criação “A Força do Poema”, com Angélica Freitas;  mesa de discussão “Jornalismo e Blog Literário”, com os jornalistas Edson Silva e Nélio Brandão; e, conversa com a escritora- “Brinquedos Espalhados, Bruna Beber”. No Espaço Maria Bolacha: palestra “Leitura de Ilustrações”, com Simone Matias; conversa com a escritora-“Romance Histórico”, com Guiomar Grammont e “Amizades Literárias- a escritora como leitora”, com Ana Paula Maia. No Espaço Sarobá: palestra “Literatura na e da Fronteira, com Milton Mariani; palestra “Leitora e Poeta, Questão de Escolhas , com Dora Ribeiro; e, “Dedo de Prosa”, com Samuel Medeiros, Ana Maria Bernardelli, Ewerton Carvalho Souza, Fábio Fernandes Gondin, Marcos Estevão Moura e Guiomar Grammont.

Na sexta-feira, dia 08/07, será apresentado o espetáculo teatral “Autobiografia Autorizada”, com o ator Paulo Betti. A programação dos espaços será diversificada. No espaço Sururu: Oficina de criação “A Força do Poema”, com Angélica Freitas; Workshop “Livros à Mesa, Literatura Gastronômica, com Dedê Cesco e Elis Regina. No Espaço Maria Bolacha: palestra “Catando Piolhos-Contando histórias”, com Daniel Munduruku; workshop “Literatura, Indústria Criativa e o Turismo”, com Marcelo Safadi/Regina Correa-ABH; e, mesa de discussão “Cinema e Literatura”, com Luis Fernando Imediato, Cândido Alberto e Nilson Rodrigues. Já o espaço Sarobá traz conversa com a escritora “Linhas Reais, Trópicos Imaginários, com Raquel Naveira; palestra “Eu me chamo Antônio-uma experiência literária na rede”, com Pedro Gabriel ; e, Dedo de Prosa com Lucilene Machado, Raphael Lugo Sanches, Henrique Pimenta, Jander Baltazar Rodrigues e Alda Nilma de Miranda.

No sábado, dia 09/07, o show musical fica por conta de Tetê Espíndola. No espaço Maria Bolacha haverá a palestra “Literatura e Direitos Humanos”, com Paulo Thadeu Gomes da Silva. No Espaço Sururu: conversa com o escritor “O Eu e o Outro- escrever biografia”, com Júlio Maria; e a oficina de leitura infantil, com Karina Vicelli e Renata Damus. No Espaço Sarobá: Palavra aberta, com Paulo Betti; palestra Lobivar Matos;Poeta de todos os povos”, com Susylene Dias e Fernanda Matos; e, o Dedo de Prosa com Luciano Serafim , Henrique de Medeiros, Elias Borges de Campos, Carmem Lúcia Dias Andrade, Luiz Alfredo Magalhães e Paulo Thadeu Gomes. No mesmo dia, haverá ainda Cururueiros-Oficina de dança de Corumbá, roda de sarobá com Jucy Ibanez, Gideão Dias e Marluci Brasil; performance com Salim Haskan e Cia Maria Mole.

Rose Rodrigues

Campo Grande

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *