24 de abril de 2024 - 19:57

Feira Literária de Bonito é adiada e deve acontecer entre 8 e 11 de novembro

A 3ª edição da Feira Literária de Bonito, que aconteceria entre os dias 16 e 19 de agosto, foi adiada. A informação foi confirmada pela organização do evento nesta terça-feira (8), que usa o momento político-econômico atual como justificativa. A nova data para evento ficou definida entre os dias 8 e 11 de novembro.

Flibonito tem programação especial voltada para crianças do município (Arquivo)

Conforme nota oficial divulgada pela organização, o cenário econômico desfavorável acaba refletindo pontualmente em setores como a Cultura e para não haver prejuízos na programação, optou-se pela mudança de datas.

Carlos Porto, coordenador da Flibonito, explicou que neste ano o evento está sendo realizado com uma verba mais enxuta e que a mudança de datas pode ser positiva para a programação da Feira. “Nós priorizamos datas de baixo movimento na cidade, justamente para atrair visitantes. A princípio seria realizado neste mês, mas por questões financeiras, teremos que adiar. No entanto, a nova data também segue esse principio, sendo em um período de baixa temporada e também após as feiras literárias nacionais, o que pode nos possibilitar novos nomes. Alguns autores que gostaríamos de trazer tinham agenda em agosto, mas para novembro pode ser possível, trazendo ainda mais brilho para a nossa Feira”, explica.

Ainda segundo Porto, a organização está buscando uma parceria com o a SECC (Secretaria de Estado de Cultura de Cidadania), justamente para viabilização de novos nomes, e um prazo maior pode contribuir nesse sentido. Atualmente a Flibonito tem apoio da Prefeitura de Bonito e Secretária Municipal de Educação e Cultura.

Em sua 3ª edição, a Feira Literária de Bonito (Flibonito) vai homenagear mulheres de personalidade, que marcaram a história do Brasil e do Mato Grosso do Sul. Clarice Lispector e Maria Glória Sá Rosa serão as protagonistas da festa e também tema de algumas das oficinas.

Teatro é um dos destaques da Flibonito (Arquivo)

Os autores Ademir Assunção, Afonso Borges, Andrea Zamorano, Carlos Herculano Lopes, Cidinha da Silva, Etel Frota, João Anzanello Carrascoza, João Paulo Cuenca, Karina Kristiane  Vicelli, Lucilena Machado, Marina Colasanti, Moema Vilela, Patricia Pirota, Rodrigo Feres, Rodrigo Teixeira e Wagner Merije também estão na programação oficial, que será mantida, conforme garantiu o Porto.

As atrações musicais ficam por conta da Orquestra de Viola Vozes do Pantanal , a Orquestra Jovem Fundação Ueze Zahran, Chicão Castro, Melanina Sound Club feat. André Stabile e Guilherme Rondon.

Durante os quatos dias da Flib também serão realizadas diversas oficinas de criação e educação, mesas de discussão e palestras. Além de uma programação voltada para o público infantil, como contação de histórias, que já virou marca registrada da Feira e teatro de bonecos. Haverá ainda, lançamento de livros e sessão de autógrafos com autores nacionais e locais.

O público da primeira edição do evento, em 2015, reuniu 15 mil pessoas e em 2016, a Flib envolveu cerca de 60 participantes, entre escritores, artistas e jornalistas. Foram mais de 40 horas de atrações culturais, que envolveram moradores e visitantes.

Confira a programação completa clicando aqui