plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

29 de março de 2024 - 07:34

FCMS e UFMS inovam realizando online a Mostra de Arte Digital 360º no MIS

O Museu de Imagem e do Som (MIS), unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) em parceria com o curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) lançam nessa sexta-feira (16 de outubro), o projeto de Tour Virtual da MADi: Mostra de Arte Digital 360º/ 2ª Edição.

A exposição que foi inaugurada no espaço do MIS em dezembro do ano passado, apresenta trabalhos de Realidade Aumentada, Realidade Virtual, Fotografia Sonora, Instalação Artística Interativa, Videoarte e Lambes Interativos, é parte do Projeto de Extensão que leva o mesmo nome da mostra, coordenado pela professora do curso de Artes Visuais Venise Paschoal de Melo e tem curadoria, além da coordenadora do projeto, dos professores Patrícia Osses e Joaquim Sérgio Borgato.

A modalidade virtual da MADi foi elaborada a partir de um projeto de ensino com a participação de acadêmicos do curso de Artes Visuais da UFMS e técnicos da FCMS, como proposta de ampliação da exposição para os espaços digitais durante a pandemia da Covid-19, momento em que os espaços públicos estão fechados, visto a importância da cultura no desenvolvimento de maior equilíbrio emocional neste momento de problemas sociais tão profundos.

Desta forma, a proposta é incentivar a difusão de conhecimento, fomentando o diálogo artístico e cultural entre o ambiente universitário e a sociedade, buscando influenciar na formação de um olhar mais crítico e democrático dos indivíduos, e fundamentalmente, compreendendo a arte como um elemento essencial para o desenvolvimento de nossa sociedade.

“Este projeto, que visa a ampliação da MADi para as plataformas online, foi parte de um importante processo de construção de conhecimento em Arte & Tecnologias, realizado por acadêmicas e acadêmicos do curso de Artes Visuais, evidenciando a importância da pesquisa em artes e da universidade como local de pensamento intelectual. Somos muito gratos ao MIS em partilhar conosco a realização do mesmo e pela oportunidade de colaboração na difusão de nossa pesquisa para toda a comunidade. Em tempos difíceis de pandemia, acreditamos na urgência em apresentar a arte e a cultura como importantes mediadoras sociais, e é isso que estamos propondo”, esclarece Venise.

“Somos imensamente gratas a essa parceria com o curso de Artes, que possibilita dinamizar nossas ações, nos instiga a ir além, e possibilita ao público um acesso dinâmico e atual para arte, através da tecnologia. Consideramos essa uma ação inédita no âmbito de visita à exposição em espaço de museu no estado, e que foi, sem dúvida, provocada pela pandemia, que nos fez refletir e reinventar nossas ações, nos aprofundarmos a aprender e dar acessibilidade as tecnologias, e principalmente, ao trabalho Artístico, porque acima de tudo queremos difundir o espaço do MIS e as obras expostas”, explana Marinete Pinheiro, coordenadora do MIS.

Serviço: O público poderá fazer um passeio virtual pelas obras da exposição e saber também sobre o processo criativo dos artistas. A plataforma está disponível a partir de 16 de outubro pelo link: https://bit.ly/Madi-ufms

Contatos para a Imprensa:

Venise Melo: 99222-7085
Marinete Pinheiro: 99272-2906

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *