plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

19 de abril de 2024 - 09:22

Faça tours por famosos museus brasileiros sem sair de casa

Ficar de quarentena dá uma saudade e tanto dos rolêzinhos culturais, né? Estamos com o mesmo sentimento! Para acalentar os corações que não abrem mão de um passeio por museus e suas exposições, a Agenda Catraca Livre preparou uma lista de famosos museus de São Paulo, do Rio e de outros estados onde é possível fazer tours virtuais!

Você pode conhecer mais de 20 museus nacionais no Google Arts & Culture. A plataforma oferece, de forma digitalizada, passeios online por dentro das galerias – e, acredite se quiser, você ainda pode visualizar obras raras em alta definição!

Preparades para curtir muita cultura, arquitetura e arte? Então, arrasta a tela:

Criado por Lina Bo Bardi, o MASP é o cartão postal de SP com seu vão gigantesco - um dos maiores do mundo!

Crédito: IStock/@Solange_ZCriado por Lina Bo Bardi, o MASP é o cartão postal de SP com seu vão gigantesco – um dos maiores do mundo!

Museu de Arte de São Paulo (MASP) é um museu privado sem fins lucrativos, fundado pelo empre­sário brasileiro Assis Chateaubriand, em 1947, tornando-se o primeiro museu moderno no país!

Além dos interiores do museu, você pode conferir mais de 1.000 itens e as mostras “Arte na moda: Coleção MASP Rhodia”, “Arte da Itália: de Rafael a Ticiano”, “Arte do Brasil até 1900”, “Arte da França: de Delacroix a Cézanne”, “Acervo em transformação”, “Histórias da Loucura: Desenho do Juquery”.

Clique aqui para fazer um tour no MASP.

Pinacoteca do Estado de São Paulo

Crédito: IStock | CifotartPinacoteca do Estado de São Paulo

Pinacoteca do Estado de São Paulo é um museu de artes visuais dedicado à arte brasileira do século 19 ao contemporâneo. Fundada em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo, pertence à Secretaria de Estado da Cultura e é o mais antigo museu de arte na cidade!

Além de conhecer os interiores do museu, você pode conferir mais de 500 itens e a incrível obra “Mestiço”, de Candido Portinari, em alta definição.

Clique aqui para fazer um tour na Pinacoteca.

Museu Nacional de Belas Artes

Crédito: Alexandre Macieira – RioturMuseu Nacional de Belas Artes

Situado no centro histórico do Rio de Janeiro, o Museu Nacional de Belas Artes é o mais importante museu de arte do país. Reúne um acervo de setenta mil itens entre pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, objetos, documentos e livros.

Além de conhecer os interiores do museu, você pode conferir mais de 2.000 itens e 16 mostras, entre elas “Renina Katz”, “Portinari”, “Djanira: Cronista de ritos, pintora de costumes” e “O Espaço da Arte”.

Clique aqui para fazer um tour no Museu Nacional de Belas Artes.

fachada do MAM

Crédito: DivulgaçãoMAM SP

Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP) é uma instituição sem fins lucrativos fundada em 1948. Sua coleção reúne mais de cinco mil obras de arte moderna e contemporânea brasileira.

Além de conhecer os interiores do museu, você pode conferir mais de 100 itens e 11 mostras, entre elas “A Arte de Expor Arte”, “Arte Brasileira Sobre Papel”, “Devoção” e “Faces do Desejo”.

Clique aqui para fazer um tour no MAM SP.

MAM Rio (Museu de Arte Moderna) - Tour online museus

Crédito: DivulgaçãoMAM Rio

Criado em 1948, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio) ocupa um lugar único no cenário da produção artística brasileira. Suas coleções de artes plásticas somam cerca de quinze mil obras, entre esculturas, pinturas, fotografias, desenhos, gravuras, instalações e mídias contemporâneas.

Além de conhecer os interiores do museu, você pode conferir mais de 200 itens e as mostras “Fotografia Africana”, “Um Museu Carioca”e “Arquitetura e Construção”.

Clique aqui para fazer um tour no MAM Rio. 

Museu Imperial,Petrópolis

Crédito: Wania Corredo/MTurFachada do Museu Imperial, em Petrópolis

Museu Imperial foi inaugurado em 16 de março de 1943 com grande acervo de peças relativas ao período imperial brasileiro. Ao longo das últimas sete décadas, acumulou um acervo de quase 300 mil itens.

Além de conhecer os interiores do museu, você pode conferir mais de 400 itens e três mostras, entre elas “Paisagem Petropolitana”.

Clique aqui para fazer um tour no Museu Imperial.

Museu do Futebol

Crédito: SPTurisMuseu do Futebol, no estádio do Pacaembu

Mais do que sobre esporte, o Museu do Futebol é, antes de tudo, um museu sobre a história do povo brasileiro. Um museu cercado pelos mistérios da euforia que todos temos pela bola, pelo drible e pelo gol.

Além de conhecer os interiores do museu, você pode conferir mais de 700 itens e 14 mostras, entre elas o “Museu do Impedimento”: projeto colaborativo que reúne histórias e memórias compartilhadas pelo público sobre as mulheres do futebol que ousaram jogar durante o período de proibição da prática desse esporte no Brasil, entre 1941 e 1979.

Clique aqui para fazer um tour no Museu do Futebol.

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Crédito: Claiton BiaggiMuseu Oscar Niemeyer (MON)

Inaugurado em 2002, o Museu Oscar Niemeyer (MON) é um espaço dedicado à exposição de artes visuais, arquitetura, urbanismo e design. Possui cerca de 35 mil metros quadrados de área construída e mais de 17 mil metros quadrados de área expositiva, considerada a maior da América Latina!

Além de conhecer os interiores do museu, você pode conferir mais de 600 itens e 9 mostras, entre elas “Ásia: a terra, os homens, os deuses” e “Irmãos Campana”.

Clique aqui para conhecer o MON e fazer tours em outros museus.

Núcleo sagrado profano no museu afro brasil

Crédito: DivulgaçãoNúcleo Sagrado Profano, no Museu Afro Brasil. Nesse núcleo estão representadas festividades celebradas no Brasil, ligadas ao sagrado e celebradas no espaço festivo da rua

Localizado no Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, dentro do mais famoso Parque de São Paulo, o Parque Ibirapuera, o Museu Afro Brasil se tornou uma instituição pública em 2009, e desde então conserva um acervo com mais de seis mil obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas, de autores brasileiros e estrangeiros, produzidos entre o século XVIII e os dias de hoje.

Além de conhecer os interiores do museu, você pode conferir mais de 300 itens e 7 mostras, entre elas “O Espírito da África” e “O Maracatu e o Guerreiro de Alagoas: festividades afro-brasileiras”.

Clique aqui para fazer um tour no Museu Afro Brasil.

Museu Nacional - Tour online museus

Crédito: DivulgaçãoMuseu Nacional

Museu Nacional/UFRJ está vinculado ao Ministério da Educação. É a mais antiga instituição científica do Brasil e o maior museu de história natural e antropológica da América Latina. Criado por D. João VI, em 06 de junho de 1818, sofreu um grande incêndio em 2018.

Entre as peças de seu acervo, muitas eram exemplares únicos, como esqueletos de dinossauros, múmias egípcias, além de utensílios produzidos por civilizações ameríndias durante a era pré-colombiana.

Além de conhecer os interiores do museu, você pode conferir mais de 100 itens e 10 mostras, entre elas “Kumbukumbu: cultura africana”, “Brasil Indígena”, “Egito Antigo”e “Paleontologia”.

Clique aqui para conhecer o Museu Nacional e fazer tours em outros museus.

Casa Guilherme de Almeida

Crédito: DivulgaçãoCasa Guilherme de Almeida

A Casa Guilherme de Almeida , localizada na antiga residência do poeta modernista, é o único museu-casa de São Paulo a abrigar o acervo de um escritor. Ela preserva os objetos, móveis e obras de arte que pertenceram a Guilherme e à sua esposa Baby de Almeida.

Além de conhecer os interiores do museu na opção “Um pequeno grande museu”, você pode conferir mais de 90 itens expostos no local.

Clique aqui para fazer um tour na Casa Guilherme de Almeida.

Museu do Amanhã - Tour online museus

Crédito: @museudoamanha/FacebookMuseu do Amanhã visto de fora, na Praça Mauá

O Museu do Amanhã é um ambiente de ideias, explorações e perguntas sobre a época de grandes mudanças em que vivemos e os diferentes caminhos que estão por vir. Inaugurado em dezembro de 2015 no Píer Mauá, oferece uma narrativa sobre como poderemos viver e moldar os próximos 50 anos.

Além de conhecer os interiores do museu, você pode conferir mais de 1.000 itens e cinco mostras, entre elas “Rios em Extinção”, “A Espécie Mais Perigosa do Planeta”, e “A Beleza Escondida da Matemática”.

Clique aqui para fazer conhecer o Museu do Amanhã e fazer tours em outros museus.

Fachada do Museu da Imigração

Crédito: Vanessa Canoso – DivulgaçãoMuseu da Imigração do Estado de São Paulo

Museu da Imigração do Estado de São Paulo herda do Memorial do Imigrante toda a história de preservação da memória das pessoas que chegaram ao Brasil por meio da Hospedaria de Imigrantes, e o relacionamento construído, ao longo dos anos, com as diversas comunidades representativas da cidade e do Estado.

Além de conhecer os interiores do museu, você pode conferir mais de 100 itens e duas mostras: “O Caminho das Coisas” e “Viagem, sonho e destino” .

Clique aqui para fazer um tour no Museu da Imigração.

Tour online museus - Museu Histórico Nacional

Crédito: José Caldas/MHN / @museuhistoriconacional/FacebookMuseu Histórico Nacional

Numa ponta que avançava sobre o mar, conhecida como Ponta do Calabouço, entre as praias de Piaçaba e Santa Luzia, no centro histórico do Rio, os portugueses construíram em 1603 a Fortaleza de Santiago, origem do conjunto arquitetônico que hoje abriga o Museu Histórico Nacional.

Além de conhecer os interiores do museu, você pode conferir mais de 200 itens e quatro mostras, entre elas “Rio de Leandro Joaquim”e “Figurinos de Sophia”.

Clique aqui para conhecer o Museu Histórico Nacional e fazer tours em outros museus.

CCBB Rio

Crédito: @ccbb.rj/FacebookCCBB Rio

Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o CCBB Rio de Janeiro tornou-se um dos mais importantes centros culturais do país. É o centro mais visitado do Brasil e está entre os 30 mais visitados do mundo. O edifício reúne vários espaços para diferentes atrações culturais, como música, teatro, cinema e exposições. Além disso, tem uma biblioteca e uma biblioteca de vídeos, e hospeda o Arquivo Histórico e o Museu do Banco do Brasil.

Além de conhecer os interiores do museu, você pode conferir mais de 200 itens e sete mostras, entre elas “Los Carpinteros: objeto vital”e “Abraham Palatnik”.

Clique aqui para fazer um tour no CCBB Rio. 

Tour online museus

Crédito: Victor Neco – divulgaçãoMuseu da Casa Brasileira

Museu da Casa Brasileira é o único do país especializado em design e arquitetura, tendo se tornado uma referência nacional e internacional nesses temas.

Além de conhecer os interiores do museu, você pode conferir mais de 90 itens e o “30º Prêmio Design MCB”.

Clique aqui para conhecer o Museu da Casa Brasileira e fazer tours em outros museus.

FONTE: Catraca Livre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *