Numa entrevista de emprego, candidatos respondem às perguntas do recrutador. Mas ele não espera ouvir só respostas de quem concorre à vaga perguntar também pode ser bem positivo. Listamos sete que você deve fazer para causar boa impressão.
“Quais desafios e metas a posição traz e o que se espera de mim?”
É uma maneira de te preparar para o novo cenário de trabalho e mostrar à empresa que você tem interesse em ocupar a vaga, atendendo às expectativas de quem contrata. Além disso, a resposta permite saber se objetivo do empregador e está de acordo com sua meta pessoal.
“Pode me falar um pouco sobre o antecessor da vaga?”
É uma pergunta-chave, pois vai conseguir determinar exatamente quais habilidades e experiências são necessárias para a função e quais posturas não são bem-vindas. Isso demonstra também que você quer dar o seu melhor. E a partir da resposta do recrutador, pode aproveitar o gancho e explorar suas características adequadas para o papel.
“Existe plano de expansão da empresa e expectativa de criar novas filiais?”
Vale se, ao consultar o site da empresa, você descobrir que há um processo de expansão. Além de demonstrar conhecimento prévio, o que é sempre valorizado, você demonstra ter visão promissora e disposição para encarar novos desafio.
“Quais os critérios para um novo funcionário ingressar na universidade corporativa ou nos programas de e-learning oferecidos pela empresa?”
Isso demonstra interesse em aprender, se atualizar e se manter no emprego. Valorizar e se interessar por esse benefício mostra que você é alguém diferenciado, pois na maioria das vezes as pessoas perguntam sobre promoções, salários e contrapartidas da empresa.
“Qual a projeção da minha área e da empresa nos próximos 3 anos?”
Essa pergunta mostra interesse em ficar na empresa e, com ela, você consegue dimensionar como deve planejar sua carreira e quais pontos precisa desenvolver profissionalmente para acompanhar o crescimento esperado pela companhia. Aqui também é possível avaliar se as suas perspectivas batem com as da organização.
“Qual a rotatividade da minha posição nos últimos anos?”
Se for uma vaga nova, pergunte: “por que está sendo criada e onde estavam as atribuições anteriormente?”. Levantar esse assunto manifesta interesse em conhecer mais sobre a cultura da empresa, valores e, mais uma vez, sobre as commpetências esperadas para a posição.
“Em quanto tempo você deve me dar um retorno?”
Com essa pergunta, você demonstra que tem planejamento e que precisa (ou pretende) se liberar do processo e focar em outros de que provavelmente esteja participando. Se quiser, essa é a hora certa para procurar saber se há outras etapas no processo seletivo e qual o cronograma das próximas fases.
IMPORTANTE: é essencial, antes da entrevista, pesquisar sobre a empresa — o histórico, os principais concorrentes, os resultados dos últimos anos etc. Assim, as respostas serão mais elaboradas e você corre menos risco de dar uma “bola fora” em questões básicas.
Fontes: Cezar Antonio Tegon, fundador da Elancers e do site Vagas Online.com e sócio-diretor da Consultants Group by Tegon; Danieli Faria, profissional de Recursos Humanos; Renata Motone, coordenadora de RH da Luandre; Sueli Fernandes, coordenadora de Recrutamento e Seleção da Fundação Mudes