29 de março de 2024 - 07:46

Expressões do fantástico brasileiro com o escritor Enéias Tavares Na Cadeira do DJ

O autor Enéias Tavares fala sobre sua participação na exposição e na mostra “Expressões do Fantástico”. (foto: arquivo pessoal)

Nesta quarta-feira (14/08) a entrevista Na Cadeira do DJ com Celito e Gilson Espíndola na Educativa 104.7 FM é com o escritor e professor Enéias Tavares e a mestranda Adrianna Alberti. Eles estarão no programa para falar sobre a mostra e a exposição “Expressões do Fantástico” que começou ontem (13) no Museu da Imagem e do Som de Campo Grande.

A mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Adrianna Alberti, organiza o evento “Expressões do Fantástico” que traz como proposta a articulação das manifestações artísticas com o fantástico como temática, tema de pesquisa realizada pela acadêmica.

Integra o evento a exposição “Fantástico Brasileiro: o insólito literário do romantismo à contemporaneidade” de curadoria do prof. Dr. Enéias Tavares (UFSM) e prof. Dr. Bruno Anselmi Matangrano (USP), apresentando o panorama da literatura insólita brasileira, desde o século XIX até os dias atuais.

“Fantástico Brasileiro: o insólito literário do romantismo à contemporaneidade” reúne um conjunto de placas expositivas que apresentam o panorama da literatura insólita brasileira, desde o século 19 até os dias atuais.

Outra atração é a exposição “Os Nossos Seres Imaginários” de curadoria da prof. Maria Alice Rossi (UFMS), que apresenta obras cerâmicas realizadas pelos acadêmicos dos cursos Artes Visuais – Licenciatura e Artes Visuais Bacharelado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Adrianna Alberti em sua fala durante a V Odisseia de Literatura Fantástica em Porto Alegre. (foto: arquivo pessoal)

Ambas as exposições ficarão abertas entre 13 de agosto a 13 de setembro. Para abertura do evento será realizada a “Mostra de Cinema Fantástico”, com exibição e debate entre os dias 13 a 16 de agosto, sempre a partir das 18h. A mostra de cinema contará com certificado de horas para os ouvintes. Todas as atividades do evento “Expressões do Fantástico” ocorrem gratuitamente no Museu da Imagem e do Som (MIS), na Fundação de Cultura, na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, 3º. andar.

Enéias Tavares é professor na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde orienta trabalhos de pós-graduação sobre literatura fantástica e ministra a disciplina Escrita de Ficção. Em sua obra, Enéias publicou pela editora LeYa “A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison”, primeiro volume de Brasiliana Steampunk, e pela editora Avec publicou “Guanabara Real – A Alcova da Morte”.

Junto de Bruno Matangrano é também o responsável pelo projeto “Fantástico Brasileiro”, exposição e livro dedicados à história da literatura fantástica brasileira desde o século XIX até a contemporaneidade. Brasiliana Steampunk enquanto série transmídia já ganhou card game, audiolivro e suplemento escolar. Muitas dessas ações sob orientação e apoio do Grupo EPIC, produtora transmídia onde atua desde 2015. Tavares pesquisa storytelling transmídia e ministra workshops sobre escrita criativa e gerenciamento de projetos culturais, além de assinar a coluna sobre escrita criativa Bestiário Criativo e a Webcomic “A Todo Vapor!” no portal CosmoNerd.

Adrianna Alberti é bacharel em Psicologia, acadêmica de graduação e mestrado em Letras, ambos pela UEMS. Pesquisadora em literatura fantástica, área em que também arrisca escrita criativa. Participou de antologias pelas editoras Estronho, Draco, Literata e Andross. Curadora do evento Expressões do Fantástico, em que propõe trazer à comunidade tanto o conhecimento acadêmico desenvolvido sobre o fantástico, como exposição de artes plásticas e audiovisuais.

Sintonize – Apresentado por Gilson e Celito Espíndola e com produção de Daniel Rockenbach, o programa Na Cadeira do DJ vai ao ar às segundas e quartas-feiras, das 10h30 às 12h, na Educativa 104.7 FM, podendo ser acompanhado também pelo Portal da Educativa (na aba Ouvir a Rádio) ou pela Live na fan page do programa no Facebook. O Cadeira do DJ também está no Instagram.