19 de abril de 2024 - 18:52

Exposição que homenageia Lídia Baís em destaque Na Cadeira do DJ

Márcia Albuquerque na inauguração da exposição “Sagrado e profano”. (foto: arquivo pessoal)

O programa Na Cadeira do DJ desta segunda-feira (17/05) a partir das 21h na Educativa 104.7 recebe a artista visual Márcia Albuquerque, idealizadora da exposição “Sagrado e profano”, uma homenagem à artista campo-grandense Lídia Baís no ano em que ela completaria 121 anos. Celito Espíndola conduz a entrevista produzida e apresentada por Gilson Espíndola e Daniel Rockenbach.

Márcia Albuquerque é artista visual, atriz, psicóloga, feminista e ativista cultural. Ela é uma das coordenadoras do Fórum Estadual de Cultura de Mato Grosso do Sul e faz parte do coletivo de artistas visuais As Descendentes de Lídia, além de participar do Terra Femini e do grupo Mulheres artistas de Campão. Parte do seu trabalho como artista é dedicado às questões referentes ao feminicídio e violência contra a mulher. Na sua prática de psicóloga atende as demandas de abuso sexual, violência física, psicológica e moral.

Ela é idealizadora e organizadora da exposição “Sagrado e profono” que reúne as artistas visuais Venise Melo, Marilena Grolli, Karla Mattos, Ana Rita Moraes, Joy Gomes, Kim Matos, Érika Pedraza e Ana Sandim. A exposição foi aberta dia 22 de abril passado na Galeria de Vidro, espaço de exibição artística localizado no Armazém Cultural em Campo Grande.

Com o apoio da Lei Aldir Blanc no Edital de Espaços Culturais, a exposição traz peças de cada uma das artistas convidadas homenageando Lídia Baís e motivando discussões sobre temas essenciais como a condição da mulher e os altos índices de feminicídio em Mato Grosso do Sul .

Serviço:

A exposição está aberta para visitação na Galeria de Vidro até o dia 22 de maio, dentro do Armazém Cultural localizado na Avenida Calógeras, n.3141,  próximo à Feira Central. A galeria fica aberta de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 13h30 e a exposição segue todas as medidas de biossegurança contra Covid-19.

Foto em destaque: Márcia Albuquerque na exposição “Sagrado e profano” / Arquivo pessoal.

Sintonize – Apresentado por Celito Espíndola e com produção de Gilson Espíndola e Daniel Rockenbach, Na Cadeira do DJ vai ao ar às segundas, quartas e quintas-feiras, das 21h às 22h, na Educativa 104.7 FM, podendo ser acompanhado também pelo Portal da Educativa (na aba Ouvir a Rádio) ou em formato podcast no Spotify e demais agregadores. O programa Na Cadeira do DJ também está no facebook e no instagram.