25 de abril de 2024 - 05:46

Exposição “Mundo Animal” na Cadeira do DJ com Gervane de Paula

Gervane de Paula, Laudenir Gonçalves e Lúcia Monte Serrat falam sobre a nova temporada de exposições no MARCO. (foto: Daniel Rockenbach)

A Cadeira do DJ recebeu hoje (31) o artista visual Gervane de Paula que concebeu a exposição “Mundo Animal” nessa nova temporada de mostras no MARCO. A exposição tem curadoria de Laudenir Gonçalves e Daniela Labra, Laudenir também esteve no programa acompanhado da diretora do museu, Lúcia Monte Serrat. Gilson e Celito Espíndola conversaram com o trio que ainda falou sobre as outras exposições nessa nova temporada no MARCO.

A exposição “Mundo Animal” de Gervane de Paula foi agraciada com o Prêmio Funarte Conexão Circulação Artes Visuais e já esteve em exibição em Belo Horizonte (MG) antes de chegar a Campo Grande. A vernissage acontece hoje a partir das 19h, no MARCO, com a presença de Gervane e dos outros artistas responsáveis pelas demais mostras. Na exposição, Gervane traz 30 de suas obras entre pinturas, instalações e esculturas e até mesmo uma interação em vídeo.

Gervane fala sobre sua exposição, “Mundo Animal”. (foto: Daniel Rockenbach)

Natural de Cuiabá, Gervane de Paula teve sua formação no Ateliê Livre de Pintura da Fundação Cultural de Mato Grosso e já foi indicado ao prêmio Pipa, um prêmio nacional de arte contemporânea com apoio de uma fundação estrangeira. Sobre sua arte, Gervane comenta: “Meu trabalho traz elementos de arte contemporânea com elementos da cultura regional, buscando esse diálogo. Eu não posso fechar o entendimento da minha obra, devo sim permitir que o expectador faça sua leitura, é como o texto, tenho que deixar que ele seja lido.”

A exposição “Mundo Animal” traz um postura crítica de Gervane em relação aos processos e o circuito da própria arte, estabelecendo um contexto no atual cenário político e econômico, potencializando um discurso engajado através da arte, com ironia e leveza. Nas palavras de Gervane, “É uma exposição alegre, que sublima.”, acrescenta.

Na leitura do curador pedagógico da exposição, Laudenir Gonçalves, a produção de Gervane é complexa e dá margem à várias leituras. “Por ser tão atual, sua obra causa inquietação. O trabalho de Gervane é provocativo, convida à reflexão. Tudo isso é estabelecido a partir de coisas que ele observa no dia dele, na cidade, no jornal, na
TV. Ele simplesmente estetiza o que está percebendo no mundo.”, conclui.

Serviço:

Exposição Mundo Animal

A entrada é franca. O Museu de Arte Contemporânea fica na Rua Antônio Maria Coelho, 6000 – Parque das Nações Indígenas. Para mais informações, ligar no 3326-7449.

Período de visitação: (24/10 – 07/12/2018)
Horário de atendimento: de terça a sexta feira, das 7h30 às 17h30. Sábados, domingos e feriados das 14h às 18 horas.

Sintonize – Apresentado por Gilson e Celito Espíndola, o programa Na Cadeira do DJ vai ao ar às segundas e quartas-feiras, das 10h às 11:30h, na Educativa 104.7 FM podendo ser acompanhado também pelo Portal da Educativa (na aba Ouvir a Rádio). Siga o programa nas redes sociais: facebook / instagram