24 de abril de 2024 - 19:30

Exposição literária na Biblioteca Isaías Paim celebra aniversário da Capital com obras raras

Campo Grande (MS) – Em homenagem aos 117 anos de Campo Grande, a Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim oferece exposição aberta ao público de acervo  bibliográfico e histórico da cidade.  Em exposição livros de história, dança, arte, fotografia, teatro, cinema, periódicos entre outros, todos  obras de autores locais.

O objetivo é divulgar a história da cidade evidenciando a riqueza bibliográfica, além de proporcionar as linguagens literárias, levando à população a riqueza desses conteúdos informativos por meio desta ação cultural.

A exposição conta com trinta e três livros e quarenta e cinco periódicos. Sendo destaque obras como:

A coletânea “Pelas Ruas de Campo Grande”, de Paulo Coelho Machado, que conta história de algumas ruas da cidade, destacando prédios, moradores, alguns personagens, curiosidades e seus vários nomes. Sobre este livro Yara Penteado escreveu: “Forma singular de narrativa histórica: centrando-se aparentemente na história da rua, ele a reconstrói até onde a fraca memória dos homens registra. De casa em casa, de mansinho, bate à porta e entra naquele pequeno universo, com seus dramas, suas desgraças, suas graças e alegrias…”
“Campo Grande – Imagens de Um Século”, de Marcelo Marinho e Paulo Renato Coelho Neto, é uma coletânea de cartões postais cujo propósito é trazer à população e aos visitantes da capital uma sintética visão de conjunto dos eventos e lugares que marcaram os cem anos de percurso da cidade morena. Os textos de apresentação buscam acompanhar a sinuosidade da poesia emanada dos tijolos, pedras e asfalto que pertencem ao patrimônio histórico e cultural de Campo Grande.

Em “História de Campo Grande”, J. Barbosa Rodrigues descreve o primeiro contato do autor com a terra, entusiasmado pelas maravilhas da região mato-grossense que lhes foram descritas pelo cunhado e conta como o autor que com apenas dezessete anos, rumou em direção às terras, descrevendo o dia de sua chegada ao local e nos fornece informações da fundação, a primeira igreja, a primeira autoridade, a criação do município e as primeiras leis, levantamento da planta e alinhamento das ruas entre outros tópicos e faz refletir sobre a disposição que hoje impressiona quem estuda a história de campo Grande.

“Deus quer, o Homem Sonha a Cidade Nasce – Campo Grande Cem Anos de História” é mais um clássico local da saudosa Maria Da Glória Sá Rosa, um título criado por intermédio de um enunciado de Fernando Pessoa. Obra que a autora já vinha ensaiando há anos, por meio de leituras e lembranças de tantas figuras da capital, pesquisas e muito estudo. O livro nasceu para registrar a voz, as lembranças, vida, pensamentos de uma cidade onde por meio das forças, ergueram as mãos, movidos pelo poder dos sonhos.

“Pioneiros da Arquitetura e da Construção em Campo Grande” de Ângelo Marcos Vieira de Arruda, com prefácio de Hugo Segawa e apresentação de Maria da Glória Sá Rosa, o autor apresenta ampla pesquisa sobre a trajetória de 125 profissionais que construíram a história da arquitetura de Campo Grande /MS, preenchendo a lacuna para desenvolver essa obra com objetivo de ilustrar as histórias dos construtores, engenheiros, arquitetos e projetistas, que por meio de um minucioso levantamento de trabalho e pesquisa muito bem elaborado, percorre caminhos da história com iniciativa de resgatar nossa memória entre 1902 e 1972.

O autor atribui especial ênfase a quinze desses profissionais, narrando e destacando suas obras com desenhos e fotos. A obra é amplamente ilustrada enriquecida com cerca de quatrocentas ilustrações em cores, entre fotos, mapas, desenhos e croquis. Autor de outros três livros, Ângelo Marcos Vieira de Arruda é arquiteto e professor da Uniderp há vinte anos. É também secretário-geral do Instituto Histórico e Geográfico do Mato Grosso do Sul e da universidade para desenvolvimento do Estado e da região do Pantanal.

A biblioteca realiza uma pequena mostra do  acervo regional que atualmente é composto aproximadamente de três mil títulos. O conhecimento altamente dinâmico e multidisciplinar é uma ferramenta que busca resultados a curto e a longo prazo, dessa forma o valor dos produtos e serviços hoje depende cada vez mais de conhecimento. Assim a população tem a disposição para consulta e empréstimo o acervo da Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim.  “Com a exposição divulgamos um pouco do nosso arquivo regional,  de  grandes escritores da região reconhecidos  nacionalmente, resgatando  a  identidade,  a história e mostrando a riqueza de nossa terra.  O  que corrobora para o movimento bibliotecário é a construção do conhecimento que nosso espaço proporciona”, diz  a coordenadora da Biblioteca, Eleuzina Crisanto.

Serviço: A Exposição Literária fica aberta ao público até 23 de setembro, de segunda a sexta-feira das 8h às 174h. O acervo da Biblioteca fica disponível para empréstimos, sendo necessário apenas os documentos: comprovante de residência, RG e CPF e foto 3×4.

A Biblioteca Estadual Dr. Isaías Paim está localizada na Avenida Fernando Correa da Costa 559, no segundo andar do prédio do Memorial Apolônio de Carvalho.  Mais informações pelo telefone (67) 3316-9161.