plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

23 de abril de 2024 - 10:27

Exposição homenageia mulheres pioneiras de Mato Grosso do Sul

A exposição “Mulheres Protagonistas da Nossa História” será inaugurada na terça (08.03), às 19 horas, no primeiro andar do Memorial da Cultura e da Cidadania, em Campo Grande (MS). O evento é em comemoração ao Dia Internacional da Mulher e uma realização da Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei), em parceria com a Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (Sedhast). A exposição traz fotografias e textos explicativos homenageando mulheres pioneiras que se destacaram ou ainda se destacam em várias áreas em Mato Grosso do Sul.

 

O projeto, além de caráter artístico, tem uma intenção educativa. Após 15 dias no Espaço Ocupado, a exposição vai percorrer diversos municípios do interior do estado. Idealizada pelo Museu da Imagem e do Som (MIS), esta é uma forma de criar um acervo importante com fotografias de diversas percursoras e revolucionárias do MS, como por exemplo, Tia Eva, Helena Meirelles, Glauce Rocha e Conceição dos Burgres.

 

Representantes pioneiras ainda vivas como a primeira médica a atuar no estado, a primeira cacique mulher de uma aldeia indígena e outras que se destacaram no âmbito da segurança pública, artes, ambientes sociais e econômicos também serão homenageadas. As imagens que serão expostas foram capturadas pelas lentes das fotógrafas Vânia Jucá, Marycleide Vasques e Farid Fahed sob a curadoria de Elis Regina Nogueira.

 

Já as imagens das personalidades que já não estão entre nós são do acervo do fotógrafo Roberto Higa. Cada imagem tem nela a força e a beleza dessas protagonistas captadas pelo olhar sensível e apurado de cada profissional. O Memorial da Cultura e Cidadania fica localizado na Av. Fernando Corrêa da Costa entre a Calógeras e a 14 de Julho.

 

Texto: Alexandre Onça, assessoria Sectei

One Comment on “Exposição homenageia mulheres pioneiras de Mato Grosso do Sul”

  1. Cumprimentar pelo trabalho no campo Cultural, que se estende a outras profissionais assim como a primeira mulher médica, deve ser ampliado para outras profissionais como administradora de empresa, economista, contadora, advogada, engenheira; arquiteta, e no recorte mulher negra, a Tia Eva é uma das referências, sugerimos não ficar somente estreitados numa mulher negra, e Sim ter olhar de mais mulheres NEGRAS. Nós q somos as fundadoras da pioneira organização de MULHERES NEGRAS DE MS, podemos contribuir nesse trabalho. Nós procurem, estamos no conselhos da mulher Municipal e estadual, atuamos na militância deste estado q tenho orgulho de ser SUL matogrossene, natural de CAMPO GRANDE. ATT. ANA JOSE -PRESIDENTE COFUNDADORA COLETIVO DE MULHERES NEGRAS DE MS-Raimunda L. de Brito – 1995/2016. ATT’ ANA JOSE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *