plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

20 de abril de 2024 - 09:01

Exposição de ilustrações revela mulheres da história de MS

Elas conquistaram espaços importantes na cultura e história de Mato Grosso do Sul nas mais diversas áreas de atuação, como artes plásticas, música, educação, dança e causas sociais. E agora estão retratadas na mostra ‘Mulheres que fazem o MS’, aberta no Shopping Bosque dos Ipês, em Campo Grande.
Realizada da Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres em parceria com a Universidade Católica Dom Bosco,  a exposição conta com 29 obras, entre ilustrações e contos lúdicos de personalidades significativas como Lídia Baís, Tia Eva, Lenilde Ramos, Conceição dos Bugres e muitas outras.
Além de promover a inclusão por meio de QR Codes, que podem ser escaneados com o celular, as imagens possuem áudio descrição, para atender ao público deficiente visual que desejar conhecer as histórias e os desenhos. Os textos dos expositores também são vinculados a QR Codes com áudio dramatização para que, além de deficientes visuais, as histórias cheguem a quem não sabe ler.
Os trabalhos expostos são de origem da disciplina de Computação Gráfica do curso de Design e Publicidade da UCDB, sob supervisão do professor Gabriel Ferraciolli. “A exposição é importante para que toda a população possa conhecer um pouco da nossa história, do que nós fomos formados e quem contribuiu para chegarmos onde chegamos. Muitas dessas artistas, professoras, advogadas, musicistas, carregam a identidade do que chamamos ser sul-mato-grossense”, relata o professor.
Aberta ao público, a apresentação tem como público-alvo as crianças, pois apresenta materiais de caráter lúdico. Ao ler as histórias e ver as ilustrações, elas podem ser inspiradas a seguirem exemplos de mulheres que fizeram a diferença e transformaram a história sul-mato-grossense. A subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, Cristiane Sant’Anna de Oliveira, relata que a exposição é importante para formar o imaginário das crianças, principalmente meninas. “Contar essas histórias contribui para que meninas entendam que podem chegar em lugares de poder, como essas mulheres apresentadas. É importante para que elas sintam-se representadas”.
O projeto da disciplina foi inspirado no livro Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes (2017) das autoras Elena Favilli e Francesca Cavallo, em que contam com fábulas e ilustrações de 100 mulheres extraordinárias do mundo.
Serviço:
A exposição completa ficará no corredor de expansão, localizado no piso superior do Shopping. A entrada é gratuita.
Com informações de Bel Manvailer, estagiária com supervisão de Jaqueline Hahn Tente (Setescc)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *