
O Espaço Cultural da TV Educativa amanheceu com gostinho de café da manhã do campo neste início de semana. Bolos, pães e cucas caseiras estavam expostos para aquisição dos apreciadores das receitas da vovó.
Schleiden Baliza foi o responsável por isso. Todos os dias ele sai de casa com o carro cheio dessas delícias e percorre a cidade a procura de novos clientes. Quem prepara tudo é Solange Blaszaki, sua esposa, com quem é casado há 17 anos. Solange acorda cedo e literalmente põe a mão na massa. “A Solange que cozinha tudo. As receitas são de família, daquelas passadas de geração em geração”, afirma Schleiden.
Tudo começou há um ano e meio quando Aniele, a filha do casal, ficou internada e amarrada num leito de hospital por dois meses consecutivos. Aniele, hoje com 13 anos, é portadora de necessidades especiais. Ela nasceu com duas síndromes congênitas raras: Sturge-Weber e Klippel-Trenaunay. Essa associação resulta num quadro de comprometimento neurológico e vascular, com desenvolvimento retardado, presença de manchas pelo corpo, varizes, hipertrofia óssea e de tecidos moles. Em suma, a pessoa se torna totalmente dependente de cuidados alheios. Segundo Schleiden, a filha tem dificuldades de locomoção, faz uso constante de fraldas geriátricas e é incapaz de se alimentar sozinha.

Na ocasião da internação, Schleiden relata que Aniele se tornou muito agressiva e em razão disso precisava ser amarrada ao leito o tempo todo. Confessa que mesmo após os dois meses de internação permaneceu contida em casa, pois se fosse desamarrada ela se autoflagelava. A situação ficou insustentável para o casal. Schleiden e Solange, ambos atuantes e bem sucedidos profissionalmente, ele administrador de empresas e ela cabeleireira e proprietária de salão de beleza, tiveram que abandonar suas profissões para cuidar da filha. “Nós éramos muito ausentes em casa por causa do trabalho. Eu viajava constantemente e a Solange passava o dia todo no salão. Nos finais de semana era pior ainda porque o movimento no salão de beleza era maior. Aniele ficava aos cuidados de outra pessoa, sua babá. Não tivemos escolha, abandonamos tudo para cuidar da nossa filha”, completa o pai.
A ideia de transformar os talentos culinários da esposa em meio de vida surgiu informalmente. “A minha esposa sempre cozinhou muito bem. Suas receitas eram elogiadas por todos, desde vizinhos, amigos e toda a família. Então começamos a oferecer para outras pessoas e a aceitar encomendas. Hoje sobrevivemos assim. A nossa renda caiu bastante. Tivemos que nos mudar para uma casa menor e vendemos o carro. Por outro lado, a nossa vida em família melhorou muito. Almoçamos juntos e temos tempo para passear no parque. A Aniele está calma, voltou a andar e a pronunciar palavras como mamãe e papai. Ganhamos em qualidade de vida”, esclarece Schleiden.
E assim surgiu a “Cuca da Mamma”. Uma empresa familiar em Campo Grande – MS, produtora de cucas caseiras, bolos fitness e pães integrais. Suas receitas levam ingredientes como óleo de coco, aveia, linhaça, farinhas funcionais, frutas e açúcar mascavo. Não existe um endereço fixo para comercialização. Schleiden, o proprietário, faz visitas diárias por toda cidade assim como fez na manhã de segunda-feira (05/02) na TV Educativa.
Aceita encomendas e faz entregas a combinar. Os interessados podem contactá-lo pelo telefone/whatsapp (67) 99182-8869.
É muito gratificante ter jornalistas em meios de comunicação relevantes, dispostos a publicar estórias de vida de pessoas de cotidiano tão comum, como nós.
Ações como essa, que até parece simples, da Daniela Lima, nos conforta e nos incentiva a prosseguir sem esmoler.
Histórias como a sua fazem a diferença na vida de muitas pessoas!
Uma delicia o bolo fit de banana, trouxe para casa e toda a família gostou. Um outro fator relevante do comércio da família e a simpatia que eles atendem seus clientes. Espero que voltem na TVE vou experimentar os outros sabores, e para vc que ainda não provou recomendo. Gisllane Leite
Parabenizo a família por toda dedicação e pelo sucesso obtido!
Eu sou cliente e recomendo. Deus abençoe grandemente esta família.
Ja experimentei a cuca, uma maravilha diferente, ótimo sabor. Família unida faz milagres. um grande abraço aos pais e aos filhos.
Provei a cuca de uva e achei leve e de sabor único. Lições de vida como esta nos inspira e mostra que as adversidades são sempre para nosso crescimento e que devemos administrar da melhor maneira, sem esmorecer. Parabéns à família!
Parabéns Schleiden e Solange, vcs são um exemplo de vida. Peço a Deus pra continuar a dar força a vcs, porque competência já é garantido. Um beijão na Aniele e no Breno!!!
A vida de feita de lutas, Schila, mas Deus há de honrar a luta de vocês e de toda a família… Muitas bênçãos a todos…
Conheço a Família, trabalhadores e honrados. Mesmo com grande dificuldade e os cuidados com a Filha, seu produtos da de excelente qualidade e sabor deliciosos.
Fiquei emocionada ao ler a historia
Do pessoal de A cuca da mamma.
Eu compro pao integral
A cuca
O bolo fit de banana..
Todos sao muito deliciosos
Delicadamente deliciosos.
E digo a aqueles que nao compraram ainda uma dessas delicias..
Compre e prove nao vao se arrepender.
Matéria linda,que faz jus aos produtos maravilhosos da (cuca da mama)
Parabéns a família maravilhosa e empreendedora!
Uma familia…surpreendentemente guerreira unida …amooo …tenho orgulho de telos como amigos…parabéns vcs merecem muito mais…Deus ilumine cada vez mais essa família…
Vocês merecem tudo de melhor, admiro e amo muito… muita felicidade aguarda por vocês nessa trajetória difícil, porém com um grande valor pra todos nós. Tenho orgulho de ter esses dois heróis na minha familia.
nossa que história linda! Adoro os produtos… são perfeitos. Sou cliente e agora virei fã. Sucesso e saúde.
Parabéns! A cuca é sensacional! Alegra nossas tardes e nossos lanches! Vcs são incríveis e é muito bom ver a evolução da Ani! Matéria merecida!!
Eu sou cliente, mas não conhecia a história deles… muito legal a reportagem. As cucas e o bolo integral são uma delícia.. recomendo
Maravilhoso em todos os sentidos
Eu recomendo muito saboroso
Parabéns Schleiden e família! Pelo trabalho, tudo feito com muito carinho.
Linda história de superação.
Produtos de ótima qualidade e deliciosos. Super recomendo. 🙂
Uma delícia, super indico
Essas atitudes que nos faz ter esperança, acreditar que a união familiar é a base fundamental para uma vida melhor …. Parabéns a esta família guerreira, amorosa, que soube valorizar o AMOR e a FÉ acima de tudo.
Show de matéria. Emocionante história de vida, luta e empreendedorismo dessa família.
Pessoas comuns, que nada sabemos de suas vidas, mas que quando revelam as passagens de sua caminhada e como vivem, inspira motivação e nos mostra que vale a pena viver cada segundo de nosso tempo.
Excelente reportagem, parabéns ao espaço cultural da TVE, produtos de excelente qualidade, é isso aí juntos seremos mais fortes
Família linda, estão de parabéns!!!
Essa cuca ė boa mesmo e esse moço ė merecedor de todo o sucesso do mundo.Palavra de mãe!
Sou cliente da Cuca da Mama e gosto muito das suas cucas e pães integrais…
Além de serem feitos com produtos de primeira, têm um toque de amor e carinho.
Recomendo!
Estou amando cada encomenda, tudo perfeito e feito com muito carinho sem falar que a qualidade do produto e o atendimento é nota mil!! Minha família acostumou e toda semana pedem a deliciosa cuca de uva, cuca de beijinho, de goiabada, o pão integral é top, Parabéns, que Deus os abençoe sempre.