As exportações de produtos industrializados de Mato Grosso do Sul alcançaram em agosto a receita de US$ 443,4 milhões, indicando crescimento de 32% em relação ao mesmo mês de 2020. Esse é o melhor resultado já registrado em um único mês, durante toda a série histórica da exportação de produtos industrializados do Estado.
Segundo o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems, Ezequiel Resende, quanto ao volume exportado, na comparação mensal, houve aumento de 1%. Ja no acumulado de janeiro a agosto de 2021, a receita total alcançou quase 2 bilhões e 900 milhões de dólares, indicando elevação de 14%, em relação ao mesmo período de 2020.
Levando em conta a participação relativa no mês, Ezequiel Resende pontua que a indústria respondeu por 75% de toda a receita de exportação de Mato Grosso do Sul. No acumulado do ano, a participação está em 58%.
Confira as informações com a repórter Zilda Vieira
- Os principais compradores de produtos industriais do Estado foram China, Estados Unidos, Holanda, Chile, Itália e Argentina. Somente no grupo “celulose e papel”, a receita de exportação em agosto de 2021 alcançou us$ 155 milhões de dólares, um aumento de 33%, em relação ao mesmo mês de 2020.