plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour
Pular para o conteúdo

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

12 de dezembro de 2024 - 00:22

Experiência da Estônia em tecnologia será aplicada no Detran

 

Experiências em tecnologia trazidas pelo país mais digital do mundo foram apresentadas no Detran/MS e devem ser aplicadas no trânsito e na oferta de serviços do órgão.

O Conexão Estônia x MS, evento de transformação digital promovido nesta sexta (22 de novembro) pelo Governo do Estado, viabilizou palestras com especialistas, representantes do país europeu e promoveu uma integração que terá aplicação prática em Mato Grosso do Sul.

Com uma população de 1,3 milhão de habitantes, a Estônia fica localizada a Oeste da Rússia e tem seu litoral banhado pelo Mar Báltico. É um país de pequenas dimensões, se comparada ao Brasil, por exemplo. Mas garantiu destaque na governança digital, ou seja, na inclusão da população nos serviços que contam com a internet como ferramenta.

Os mais diferentes setores dos serviços públicos contam com suporte de aplicativos desenvolvidos para atividades específicas: do transporte público (gratuito para a maioria da população) até a votação em algumas eleições, tudo é movido por uma internet segura e de alta velocidade, que é disponibilizada em todo o território.

Atualmente mais de 95% dos serviços estão disponíveis nos meios digitais – inclusive já conta com uma agência 100% digital no Shopping Norte Sul Plaza, com totens autoatendimento que possibilita ao cidadão solucionar demandas. Mas a meta do Detran/MS é ampliar o avanço da digitalização de serviços com foco na segurança.

Para isso conta com o Acordo de Cooperação Técnica com o Estonia Hub, assinado durante o evento, que dará início ao diagnóstico de maturidade digital do órgão, identificando potencialidades e lacunas no modelo de implementação de governo digital.

O diagnóstico irá apontar em que patamar o Detran-MS está no sentido tecnológico e nortear ações futuras. Além de aprimorar sistemas e processos já existentes auxiliará na construção de novas entregas digitais.

O Estônia Hub é uma organização que visa replicar no Brasil as melhores práticas do modelo de transformação digital da Estônia, tanto no setor público quanto no privado. Fundado em 2019, promove relações tecnológicas e comerciais entre os dois países, oferecendo delegações, consultorias, conteúdos e eventos focados em desburocratização, internacionalização e digitalização de serviços. ​​

Confira mais sobre o Conexão Estônia x MS na reportagem especial de Letícia Schefler para a Rede Educativa:

Detran/MS e a Digitalização

Entre os produtos mais recentes lançados pelo Detran-MS e que usam tecnologia avançada, merecem destaque o CISV (Centro Integrado de Segurança Viária) e o MAC Detran (Monitoramento Anticorrupção). Lançado em maio deste ano, o CISV-Detran-MS já auxiliou na recuperação de cerca de 75 veículos e auxiliou na redução de sinistros (acidentes) de trânsito nas rodovias estaduais.

O CISV-Detran-MS opera por meio de câmeras que funcionam 24 horas no monitoramento das rodovias estaduais e vias urbanas dos municípios integrados, com objetivo de controlar a velocidade dos veículos através dos controladores e redutores, e também identificar os veículos com registros criminais, judiciais e administrativos, além do monitoramento de inteligência para fins de segurança viária e pública.

O CISV trabalha em conjunto com as forças estaduais de segurança. Atuam nessa inteligência transversal para identificar, monitorar e abordar os veículos agentes da autoridade de trânsito do Detran-MS, Polícia Militar, Polícia Civil, Ficco-MS (Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Mato Grosso do Sul), além de forças de segurança federais e municipais.

Foto: Rodrigo Maia

Já o Monitoramento Anticorrupção – MAC Detran-MS é uma ferramenta de inteligência artificial que monitora 24 horas por dia as bases de dados do órgão em todo Estado. Com ela é possível monitorar os sistemas e analisar padrões de comportamento e operações sistêmicas que por algum motivo excepcional, possam fugir do habitual.

Com o MAC Detran-MS é possível monitorar todas as áreas, seja a de veículos, condutores ou empresas terceirizadas. A inteligência artificual analisa operações e alerta quando há qualquer tipo de desvio padrão de comportamento por meio de gráficos e detalhamentos.

Com informações de Mireli Obando, Comunicação Detran-MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *