plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

16 de abril de 2024 - 13:20

Exercícios sem avaliação podem causar lesões nos joelhos, alerta especialista

Praticar qualquer exercício é melhor do que nenhum, certo? Errado! Fazer exercícios sem avaliação prévia e em demasia pode causar um grande problema, principalmente quando o assunto é a saúde dos joelhos. Para você colher os benefícios dos exercícios sem passar sufoco, é preciso treinar de acordo com seu condicionamento físico e levando seus limites em consideração, sob pena de causar uma lesão de repetição.

“Cerca de 90% dos casos que atendo, de dor no joelho ou crepitação, são danos causados por erros de treino. O que em resumo é não ter estrutura ósseo-muscular e ósseo-articular adequada para aquela tarefa e submeter o joelho a um trabalho físico para o qual ele não está preparado, indo além da sua capacidade” explica o doutor Roberto Cisneros, cirurgião ortopedista, especialista em cirurgia do joelho, médico à frente da Orthos, clínica especializada em todas as subespecialidades da ortopedia.

A Orthos oferece um serviço completo em ortopedia, além de ser referência em reabilitação esportiva, tendo inclusive em sua estrutura uma academia de alta performance destinada a complementação na recuperação musculo-esquelética para o retorno a prática esportiva.

Segundo Dr. Cisneros, a passagem do repouso para o ritmo de treino deve ser progressiva. Fortalecimento muscular, postura e execução correta dos movimentos entram no combo em defesa dos joelhos. Mas a medida básica – e talvez mais importante – é não forçar a barra.

Dr. Roberto explica que a maior causa de dores no joelho é dor na patela, um dos componentes do mecanismo extensor do joelho, formado pelo quadríceps, tendão quadricipital, patela e tendão patelar.

“Mais do que extensor, este conjunto também é o mecanismo frenador. Você não desce uma rampa se não tiver um quadríceps bom. Quando o músculo não aguenta, as estruturas não suportam, e o joelho começa a doer. O músculo não vai doer. Foi pedido demais a ele, mas quem paga o pato? A patela e os tendões. A hora que começa a pedir demais, aquela estrutura mostra a deficiência dela” alerta ele.

A solução é evitar movimentos bruscos, que podem até romper os ligamentos e estar atento à posição correta dos exercícios, assim como usar um tênis adequado, que auxilie a amortecer o impacto.

“Todo membro inferior é um membro amortecedor. O joelho tem suas peculiaridades, é uma estrutura de suporte muito bem equacionada, muito certinha, e variações de posição, para dentro ou para fora, acabam levando a um maior desgaste de um ou de outro lado do joelho. É como um pneu de carro desalinhado, “gasta” mais de um lado” compara.

“O joelho tem estruturas que servem como amortecedor, como os meniscos e parcialmente a cartilagem, e ambos têm um limite de suporte. Se no carro tiver um baque a pancada arrebenta o amortecedor, e se passar a carga você arrebenta com as molas, é a mesma coisa” finaliza ele.

Mas ao contrário dos carros, não há peça de reposição para os joelhos e cartilagens, daí a importância de fazer uma avaliação completa com profissional qualificado antes de se aventurar no vôlei de praia nas férias ou no futebol do bairro.

“O joelho é um sacana, porque ele não dói. A dor pode ser tardia e o estrago ser tão grande que não tenha como resolver. Quando começa a gastar a cartilagem porque você errou no teu treino, ela começou a crepitar e você continua a perder massa desta cartilagem até que não exista mais nada a se fazer. Não existe reposição de cartilagem. Então é uma solução difícil, se deparar com um joelho gasto sem opção de recuperação” alerta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *